ministro Marcelo Queiroga.

A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, ligada ao Ministério da Saúde, divulgou posição favorável à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos e desmentiu fala do ministro Marcelo Queiroga.

Queiroga tinha informado que a Câmara só iria se reunir no dia 22 de dezembro e que a sua decisão em relação à vacinação das crianças não seria unânime.

O órgão, porém, divulgou uma nota afirmando que se reuniu no dia 17 e decidiu, por unanimidade, favoravelmente à vacinação.

“Tendo em vista o recente parecer favorável por parte da Anvisa em relação ao pedido de autorização para aplicação da vacina desenvolvida pela fabricante Pfizer na população pediátrica entre 5 e 11 anos de idade no Brasil, a CTAI Covid-19 manifestou-se unanimemente favorável à sua incorporação na campanha nacional de vacinação, em reunião ordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2021”, disse em nota.

A Câmara Técnica divulgou que o coronavírus matou 1.449 crianças de até 11 anos desde o começo da pandemia.

Enquanto isso, o ministro Marcelo Queiroga está fazendo coro com Jair Bolsonaro para tentar boicotar a vacinação das crianças contra o coronavírus. Na segunda-feira (20), Queiroga falou que “a pressa é a inimiga da perfeição”.

Jair Bolsonaro disse que pediu, extraoficialmente, “o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos” para que fossem divulgados.

Os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) passaram a ser ameaçados pelas redes sociais e o órgão pediu proteção policial para eles.