Bandeira do Líbano é projetada sobre o Cristo Redentor

“A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai encaminhar remessa inicial de três toneladas de medicamentos, equipamentos de proteção individual e leite em pó para ajudar os libaneses afetados pela explosão ocorrida em Beirute esta semana, que deixou mais de 150 mortos, cinco mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados. Os produtos foram comprados com recursos da entidade e com doações financeiras feitas em campanha promovida pela Câmara Árabe com o apoio de associações e grupos”, informa a Agência de Notícias Brasil-Árabe, em matéria de Isaura Daniel.

Segundo a informação do vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Omar Chohfi, os produtos serão transportados ao Líbano, por avião, na próxima semana. O trabalho é feito com o suporte e apoio da Embaixada do Líbano no Brasil.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirma que “a campanha e as doações estão sendo feita porque há uma necessidade humanitária urgente neste momento no Líbano”. Hannun acrescenta que “a Câmara Árabe percebeu que precisava ser uma facilitadora para as muitas entidades e pessoas do Brasil que desejavam ajudar os libaneses e não tinham o caminho para fazê-lo”.

“É papel nosso sermos facilitadores nesse trâmite, é parte do nosso propósito conectar árabes e brasileiros para o desenvolvimento econômico, social e cultural”, afirma Hannun.

Por enquanto é possível apenas fazer contribuições em dinheiro em uma conta disponibilizada pela instituição, mas em breve será possível doar produtos. Serão analisados que outros tipos de ajuda os libaneses vão precisar. “A necessidade continuará, inclusive para reconstrução”, acrescenta Hannun.

Entre as entidades mobilizadas para o apoio aos libaneses, se prontificaram o Comitê de Mulheres da Câmara Árabe, que foi recentemente lançado, a Associação Médica Líbano-Brasileira (AMLB), que foi a primeira parceira da iniciativa.

Muitos outros grupos brasileiros se juntaram para fazer doações por meio da Câmara Árabe ou divulgar a ação junto a seus conhecidos e membros para que façam contribuições.

Entre os que fazem parte dessa corrente estão a Associação Beneficente Síria e o Esporte Clube Sírio, de São Paulo, e o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. No Rio Grande do Sul participam o grupo Os Amigos do Líbano e do Brasil, as Sociedades Libanesas de Porto Alegre, Pelotas e Santa Maria, a União Beneficente de Senhoras Monte Líbano, a Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano e a Câmara de Comércio Brasil Líbano.

Entre as lideranças destacadas pela Câmara estão o empresário e consultor José Eduardo Buchabqui, o deputado estadual Tiago Simon e o ex-governador Pedro Simon.

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) está fazendo suas ações em sintonia com a Câmara Árabe para que cada uma atenda diferentes necessidades da população atingida. A iniciativa da Câmara Árabe se junta a várias outras de ajuda ao Líbano no Brasil, incluindo a Câmara de Comércio Brasil-Líbano (SP), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Instituto Kanoun – Associação de Juristas de Origem Libanesa, Clube Monte Líbano, Hospital Sírio-Libanês e a Fundação Cristã da Diáspora Libanesa (FCDL).

“A tragédia no Líbano causou grande comoção entre os brasileiros em função da gravidade dos acontecimentos, do grande número de atingidos e também por causa dos fortes laços que unem Brasil e Líbano. Entre os árabes e descendentes que vivem no Brasil, 27% são de origem libanesa. Muitos brasileiros vivem no Líbano atualmente também. As manifestações de apoio e sensibilização estão ocorrendo em várias partes do Brasil oriundas de governos, entidades, cidadãos e empresas”, acrescenta a matéria publicada pela Agência de Notícias Brasil-Árabe.