“Estamos votando na cena do crime”, lembrou o deputado McGovern ao defender a Resolução

Na seção da tarde da quarta-feira (13) a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou o impeachment de Donald Trump por 231 votos a favor, 197 contra e 5 abstenções

Entre os deputados do partido Republicano, de Trump, 10 votaram a favor do impeachment e 4 preferiram se abster. Entre os democratas, apenas um deputado se absteve. Os demais 221 votaram pelo impeachment

O processo de impeachment começou a ser votado depois que deputados democratas apresentaram uma Resolução na qual Trump é acusado de “graves crimes e contravenções”, após seu pronunciamento no qual instigou uma turba a “marchar sobre o Capitólio” para “mostrar força” e “lutar como o inferno”

A Resolução o denuncia por “incitar a violência contra o governo dos Estados Unidos”.

A resolução de quatro páginas se baseou nas declarações incendiárias de Trump no comício que serviu de concentração para o assalto ao Capitólio, nas falsidades que repetiu inúmeras vezes de que a vitória eleitoral de Biden era ‘fraude’, e nas ameaças que perpetrou tentando virar o resultado, a mais notória delas o telefonema ao secretário de Estado da Geórgia, em que o instou a roubar 11.870 votos, para tentar mudar o resultado eleitoral.

“Estamos debatendo esta medida histórica na cena de crime”, disse o democrata Jim McGovern, que preside o comitê de Regras da Casa, quando da apresentação da propostaa de Resolução.

Uma vez aprovado o impeachment, a sua Resolução é encaminhada ao Senado e, se ela for referendada por dois terços dos senadores, ele será considerado afastado em definitivo e pode ser sujeito a perda de condição política de se candidatar à Presidência dos EUA por nova votação

O que torna mais agravada a situação de Trump é que, mesmo entre os membros de seu partido, 14 deputados se negaram a defendê-lo das acusações sendo que 10 votaram a favor da medida de impeachment. Antes da votação, seis deputados já haviam afirmado que apoiavam o impeachment.