Depois dos inúmeros problemas que os beneficiários do auxílio emergencial tiveram para ter o dinheiro liberado, o último agora é o anúncio feito pela Caixa de que suspendeu milhões de contas digitais por “suspeita de fraude”.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira (21), em entrevista ao portal InfoMoney, que aproximadamente 5% (cerca de 3 milhões dos 65 milhões) das contas movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem foram suspensas.
Segundo o presidente do banco, muitas dessas pessoas foram afetadas por esses bloqueios e, nesse caso, essas pessoas “devem pedir o desbloqueio pessoalmente nas agências da Caixa”.
“Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos, o que vai causar alguma lentidão na liberação”, afirmou Guimarães. “Nosso sistema demora cerca de três minutos nesse processo de liberação, mas temos centenas de pessoas na fila. Então pode demorar alguns dias, mas os trabalhadores receberão os valores”, disse.
Segundo Guimarães, as fraudes foram identificadas no início do cadastramento quando a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, como aconteceu com milhões de brasileiros que não possuem um telefone celular. Segundo ele, isso foi o “cerne da fraude”.
Além dos casos de bloqueios indevidos, inúmeros beneficiários continuam com queixas das dificuldades para acessar o aplicativo Caixa Tem, seja para acessarem o dinheiro do auxílio emergencial ou do FGTS. As pessoas relatam sobre a demora, as filas virtuais intermináveis ou mensagens de erro que aparecem no aplicativo sempre que precisam usar o benefício.