Foto: Reprodução Redes Sociais

O cantor Caetano Veloso criticou a proibição da divulgação de um show que ele pretende fazer para arrecadar fundos à campanha da candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila. Nas redes sociais, nesta terça-feira (13) o cantor disse acreditar que a Justiça vai autorizar a realização do evento.

“Manuela, infelizmente estou proibido de divulgar o show que quero fazer para você”, lamentou o cantor que em seguida contestou a alegação de Paim e deixou claro que não se trata de prática ilegal.

“Não queremos fazer showmício. Queremos te ajudar a arrecadar fundos. Confundir isso com showmício é tão absurdo quanto confundir jantar de arrecadação com distribuição de cesta básica”, escreveu Caetano no Instagram.

O show para um público fechado e que teria a receita destinada para os fundos das campanhas de Manuela D’Ávila (PCdoB) na capital gaúcha e de Guilherme Boulos (PSol) em São Paulo, foi proibido após a campanha do candidato à prefeitura porto-alegrense, Gustavo Paim (PP), alegar tratar-se um showmício, que é proibido pela lei eleitoral.

No entanto, a realização deste tipo de evento está prevista na lei brasileira. O Artigo 23º da lei, em seu inciso V, prevê claramente como uma das formas de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais a “comercialização de bens e/ou serviços, ou promoção de eventos de arrecadação”.

No vídeo que acompanha a publicação, ele também cantou uma música em homenagem à Manuela. “Manu, vou cantar uma música que fiz em Porto Alegre. Penso em você e quero que o espírito luminoso dela acompanhe sua trajetória até a eleição”, afirmou Caetano.

Menino Deus é um bairro de Porto Alegre, arborizado e banhado pelo Lago Guaíba. “Menino Deus/Um corpo azul dourado/Um porto alegre é bem mais que um seguro/Na rota das nossas viagens no escuro”, diz um trecho da letra.