Vacina Butantan

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta sexta-feira (30) ter recebido um pedido de autorização do Instituto Butantan, em São Paulo, para ampliar a faixa etária de aplicação da vacina CoronaVac. A instituição quer incluir crianças e adolescentes de 3 a 17 anos na bula, o que possibilitaria a utilização do imunizante neste público.

A CoronaVac recebeu autorização da Anvisa para uso emergencial no Brasil em 17 de janeiro. A liberação, no entanto, só é válida para maiores de 18 anos. A única vacina aprovada no país para aplicação em menores é a da Pfizer, cujo uso é autorizado também para adolescentes a partir de 12 anos.

Para pedir a ampliação da faixa etária, o Butantan precisou apresentar à Anvisa os resultados de estudos feitos no Brasil ou no exterior para demonstrar a relação de segurança e eficácia da vacina nos mais jovens. Agora, a Agência analisará os dados para decidir se concede ou não a autorização.

No último dia 11, durante coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que foram enviados à Anvisa os dados de um estudo feito na China que, segundo ele, mostrou que a CoronaVac é segura e capaz de induzir resposta imune em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos.

“O estudo de segurança em crianças a partir dos 3 anos já está em posse da Anvisa. Esperamos que seja incorporada essa utilização na autorização de uso emergencial [da CoronaVac] sem a necessidade de estudos adicionais feitos aqui no Brasil”, disse Covas na ocasião.