A presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz, integrante da direção nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), definiu como “absurda” a declaração do ministro do meio-ambiente brasileiro, Joaquim Leite, ao declarar em discurso oficial na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, que “onde existe muita floresta também existe muita pobreza”. A fala foi feita na quarta-feira (10). A Conferência se encerra oficialmente nesta sexta-feira (12). “É óbvio que seria no governo Bolsonaro que teríamos um ministro do meio ambiente que…não defende o meio ambiente”, afirmou Bruna.

Bruna argumentou que a pobreza em que vivem as pessoas em áreas de floresta é resultado da ausência de ações do governo. “É porque o poder estatal não criou alternativas sustentáveis e viáveis para que o desenvolvimento ocorra sem que haja a necessidade de desmatamento”.

De acordo com Bruna, “a boiada que tem passado no governo Bolsonaro está comprometendo seriamente o futuro do Brasil e especialmente dos povos originários. Floresta em pé significa vida e não pobreza”, finalizou.

Por Railídia Carvalho com informações das redes sociais