Brumadinho | Imagem: reprodução

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou na terça-feira (29) fragmentos de um corpo de uma das vítimas do rompimento da barragem da Vale, Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Os fragmentos foram encontrados um ano e oito meses após o rompimento da barragem da mineradora privatizada que matou 259 pessoas e deixou outras 11 desaparecidas.

O corpo foi encontrado a 2,4 km de distância do local onde ocorreu o rompimento, na área batizada de Esperança II. Os bombeiros ainda não puderam confirmar se o fragmento é mesmo de uma das vitimas que seguem desaparecidas ou de alguém já encontrado.

No início de setembro, os Bombeiros localizaram uma caminhonete que era procurada desde o primeiro dia de buscas pelas vítimas do rompimento da barragem.

As buscas pelos corpos dos 11 desaparecidos foram suspensas em meados de março deste ano por conta da pandemia do coronavírus e só foram retomadas em agosto.

O rompimento da barragem de Brumadinho aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019.

Um total de 59 militares e 128 máquinas participam da operação. O corpo foi encontrado em área batizada de Esperança II, a mais de 2 quilômetros de distância do local do rompimento . De acordo com o Corpo de Bombeiros, a probabilidade para encontrar vítimas no local é grande. Porém, ainda não há informações se o corpo é de uma das onze vítimas que continuam desaparecidas.

No início do mês, as equipes localizaram uma caminhonete que era procurada pelo Corpo de Bombeiros desde o primeiro dia de buscas pelas vítimas do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Em março, as buscas precisaram ser interrompidas por causa do coronavírus, após mais de um ano da maior operação de resgate da história do país. A retomada dos trabalhos aconteceu na última quinta-feira (27).

“Durante o período em que a operação ficou temporariamente suspensa, devido à pandemia da Covid-19, outros trabalhos de inteligência e de planejamento de buscas continuaram e o resultado disso é que, com menos de uma semana da retomada das buscas, já foi feita essa localização tão importante”, avaliou Pedro Aihara, porta-voz da equipe que atua em Brumadinho.