Vinte e nove de abril de 2021. Nesta quinta-feira, o Brasil atinge a terrível marca de 400 mil mortes pela pandemia, uma tragédia sanitária mais do que anunciada diante da negligência e irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro e de seu governo. Hoje, o país é o segundo em número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (574 mil). O triste recorde foi abordado pelos parlamentares do PCdoB.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE), declarou: “Batemos hoje a triste marca de 400 mil brasileiros mortos pelo coronavírus. Essa dor que sentimos há mais de um ano só piora. Piora pela falta de vacina, por testes vencidos, por fura-filas, por negacionismo, por cancelamento de compra de lotes, por vacinas prestes a se vencer, por calendário atrasado. Todo dia a irresponsabilidade do governo gera mais caos”.

O vice-líder, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou: “400 mil mortos! CPI, impeachment e cadeia para o genocida e seu bando!”.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), ao tratar da quantidade de óbitos pela Covid-19, lembrou que “Bolsonaro recusou por 11 vezes as ofertas para compras de vacinas. E, em agosto, deixou de adquirir 70 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Bolsonaro disse não várias vezes para a oferta de 100 milhões de doses da Coronavac, que ele chamava de ‘vachina’, e que o Butantan prometia para dezembro de 2020”. Perpétua acrescentou que “esse genocídio precisa parar. O Brasil não aguenta mais Bolsonaro”.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) lamentou: “O Brasil supera 400 mil mortes por Covid-19 apenas 36 dias após totalizar 300 mil. Que tragédia! A culpa é de Bolsonaro e seu projeto genocida!”.

 

Por Priscila Lobregatte