O Brasil ultrapassou nesta quinta-feira (29) a marca de 400 mil mortes por Covid-19. Segundo o consórcio de imprensa, 400.021 brasileiros morreram em decorrência do novo coronavírus. Um quarto desses óbitos ocorreu nos últimos 36 dias. Só no mês de abril, houve 78.135 mortes – recorde mensal.

Desde o início da pandemia, o País registra mais de 14,5 milhões de casos confirmados de Covid-19 – ou, precisamente, 14.541.806. As estatísticas apontam para um ligeiro declínio na média diária de casos e mortes, bem como na taxa de ocupação de leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) para Covid.

No entanto, a pandemia continua longe do fim no Brasil. Além da negligência do governo Jair Bolsonaro e da demora na adoção de medidas locais de restrição, a principal razão, hoje, para o prolongamento da crise sanitária é o ritmo lento da vacinação. Menos de 15% da população brasileira tomou ao menos uma dose do imunizante anti-Covid. Em cidades de ao menos 18 estados, a aplicação da segunda dose teve de ser parcialmente suspensa.

O novo patamar de mortes ocorre no momento em que o Senado conta com uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as omissões do governo federal no combate à pandemia. Apenas os Estados Unidos têm números absolutos piores do que o Brasil.