Em um evento marcado pelo anúncio do apoio do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), o pré-candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, fez um discurso enfático em que destacou sua trajetória e compromisso com a transformação da cidade. Acompanhado de líderes e militantes do PCdoB, Boulos expressou sua gratidão pela parceria e enfatizou a necessidade de construir uma São Paulo mais justa e inclusiva.

O evento contou com a presença de dirigentes do PCdoB, incluindo o vice-presidente nacional do Partido, Walter Sorrentino, presidente do PCdoB paulistano, Alcides Amazonas, da secretária de organização e ex-vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão e da deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP). Trata-se do segundo partido a aderir à pré-campanha do deputado federal. Em agosto, o PT decidiu abrir mão de lançar um candidato próprio na capital paulista para apoiar Boulos, numa decisão histórica.

Boulos agradeceu a confiança e o apoio do PCdoB, ressaltando que sua relação com o partido é fruto de uma comunhão de ideais e sonhos para a transformação da sociedade. Ele reiterou seu compromisso de estar na política para enfrentar as desigualdades que assolam o país e a cidade de São Paulo.

“O PCdoB foi uma das forças políticas decisivas desse país para a redemocratização e para derrotar a ditadura militar.”

O discurso de Boulos destacou a longa história de colaboração entre o MTST e o PCdoB, que se estende por mais de uma década, incluindo a participação conjunta em mobilizações pelos direitos do povo e em campanhas políticas progressistas. O pré-candidato ressaltou que esse apoio não é algo novo, mas uma continuação natural da trajetória compartilhada na luta por um Brasil mais justo.

Boulos enfatizou a importância da união entre os dois grupos políticos, afirmando que deseja estabelecer uma relação partidária direta com o PCdoB e sua militância, que desempenhará um papel fundamental na coordenação da campanha e na formulação do programa de governo para São Paulo.

“Na construção dessa campanha, nós não queremos ter uma relação de federação. Nós queremos ter uma relação partidária direta com o PCdoB, como é dos partidos históricos do nosso campo, é a militância. E é a militância que vai ganhar a eleição do ano que vem aqui em São Paulo”, afirmou Boulos.

O pré-candidato também enfatizou o desafio significativo que enfrentarão nas eleições municipais, destacando a necessidade de desmontar a máquina política atual da cidade, que ele caracterizou como aliada ao personalismo e à falta de comprometimento com as necessidades da população.

Boulos reforçou seu compromisso com a cidade de São Paulo, destacando a grave situação de abandono em que se encontra, apesar dos recursos disponíveis. Ele destacou a necessidade de priorizar questões como saúde, educação, urbanização e habitação para combater a desigualdade na cidade.

O pré-candidato também convocou a militância do PCdoB a fazer parte ativa da campanha e a buscar a vitória nas eleições municipais de 2024. Ele ressaltou que, assim como no ano passado, quando o campo progressista venceu em todo o Brasil, é fundamental que a união e a determinação prevaleçam para garantir uma vitória em São Paulo.

“Eu tenho certeza que essa mesma militância vai derrotar a máquina, vai derrotar a fake news, vai derrotar a grana que eles têm do lado de lá, e nós vamos ganhar a eleição em São Paulo juntos, e vamos governar juntos. Não tenho a menor dúvida disso”, declarou Boulos.

Durante seu discurso, Boulos destacou a importância de descentralizar o poder na cidade, dando mais autonomia às subprefeituras. “Precisamos recuperar o espaço e o poder das subprefeituras não apenas como órgãos de fiscalização, mas também como executores das políticas públicas locais. Além disso, vamos recuperar o orçamento participativo na cidade de São Paulo. A participação popular para que as pessoas tenham voz.”

O pré-candidato enfatizou a importância de construir uma frente de partidos progressistas em São Paulo. “Nossa perspectiva é construir uma frente de partidos do campo progressista da cidade de São Paulo que seja a mais ampla possível para salvar nossa cidade, para devolver a cidade de São Paulo para o povo.” Ele anunciou que está em negociações com outros partidos, como o Avante e o PDT, com o objetivo de fortalecer essa frente. Boulos também expressou seu desejo de envolver a militância do PCdoB na construção do programa de governo.

Boulos ressaltou que São Paulo é uma cidade que acolheu pessoas de todo o Brasil e do mundo, criando uma rica diversidade cultural. No entanto, ele lamentou que a cidade tenha estagnado em muitos aspectos e destacou a necessidade de modernização e desenvolvimento sustentável. “Nossa cidade merece muito mais do que isso. O governo atual quando faz alguma coisa, faz mal feito e de forma suspeita.” Ele citou exemplos de cidades que têm investido em mobilidade urbana e transição energética, destacando a importância de São Paulo seguir esse caminho.

O pré-candidato também abordou questões de moradia, criticando propostas que visam autorizar os bancos a tomarem casas por dívidas. “Dizem que o movimento de moradia é muito radical e que toma as casas das pessoas. Lutar para que as pessoas tenham um teto não é radical, mas uma questão de humanidade. Quem toma as casas das pessoas são os bancos”, enfatizou. 

Boulos reforçou seu compromisso com uma São Paulo mais justa, inclusiva e conectada com o mundo, agradecendo ao PCdoB pelo apoio e conclamando todos a se unirem nesse desafio pela transformação da cidade. “A frente que nós estamos construindo é por uma cidade mais humana, uma cidade mais moderna, uma cidade conectada com o mundo e que enfrente o grande desafio da desigualdade.”

“A frente que nós estamos construindo é por uma cidade mais humana, uma cidade mais moderna, uma cidade conectada com o mundo e que enfrente o grande desafio da desigualdade.”

Foto Cezar Xavier

Ampliar Alianças e Diálogo com a Sociedade

Boulos concedeu entrevista coletiva na sede do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em que respondeu a perguntas sobre o apoio do PCdoB, estratégias para atrair outros partidos e a escolha de seu vice na chapa.

Uma das questões levantadas na entrevista foi o apoio do PCdoB à candidatura de Boulos, já que o partido está na federação com o Partido dos Trabalhadores (PT), que também já anunciou seu apoio ao pré-candidato do PSol. Boulos rejeitou a ideia de que o apoio do PCdoB seria apenas protocolar e destacou a importância da relação com o partido, que conta com parlamentares influentes, como Leci Brandão e Orlando Silva, em suas fileiras. Ele enfatizou que está em busca de ampliar ainda mais o apoio, mencionando as negociações em andamento com partidos como Avante e PDT.

“A eleição é daqui a um ano, então existe tempo para construir alianças. Queremos construir uma frente de partidos, mas também uma frente com a sociedade”, explicou Boulos, referindo-se ao Movimento Salve São Paulo, que tem permitido conversas com diversos grupos, incluindo líderes religiosos e pequenos empresários. Ele destacou a importância de dialogar com a sociedade civil para entender as preocupações e necessidades da população paulistana.

Quanto à escolha do vice na chapa, Boulos anunciou que essa decisão será adiada para o próximo ano. Ele enfatizou que, neste momento, o foco principal é percorrer as 32 subprefeituras da cidade, ouvir as propostas das pessoas e construir soluções. Boulos planeja usar essas interações como subsídio para o programa de governo de sua campanha. Ele destacou que o giro pelas periferias tem sido um meio importante de diálogo com a sociedade e que pretende manter essa abordagem ao longo da campanha.

O pré-candidato também respondeu à pergunta sobre a influência programática do PCdoB em sua campanha. Ele mencionou a vasta experiência de quadros do partido em áreas como saneamento e educação, destacando que pretende trazer especialistas como Nivaldo Santana e Nádia Campeão para debater essas questões. Além disso, Boulos planeja envolver líderes do movimento de juventude estudantil, com forte presença no PCdoB, na discussão sobre a educação.

Boulos sublinhou que o PSol tem uma posição clara e amplamente vitoriosa, aproximando-se ainda mais do apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte de uma estratégia para derrotar a extrema direita.

Boulos finalizou a coletiva destacando a importância de manter a mobilização e o diálogo nas periferias de São Paulo, onde existe uma mobilização conservadora e uma mobilização progressista. Ele expressou seu compromisso em fortalecer as redes e conexões com os diversos setores da cidade para construir uma campanha inclusiva e representativa.

Boulos demonstra seu compromisso em buscar apoio diversificado e ouvir a sociedade paulistana em sua campanha pela prefeitura de São Paulo. A ênfase no diálogo com diferentes setores da sociedade reflete sua intenção de construir uma campanha inclusiva e representativa.

Apoio entusiasmado 

Declarações esperançosas e entusiásticas ecoaram durante o evento na tarde desta segunda-feira (2), em que líderes do PCdoB anunciaram seu apoio à pré-candidatura de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo. Com uma visão de solidariedade, desenvolvimento e inclusão social, a pré-candidatura de Boulos promete agitar o cenário político da cidade e oferecer uma alternativa de perspectiva para os paulistanos.

Foto Cezar Xavier

Walter Sorrentino, vice-presidente nacional do PCdoB, enfatizou a importância de unir forças para enfrentar os desafios de São Paulo. Ele destacou o papel central que a cidade desempenha na economia e na política do Brasil e a necessidade de transformá-la em um símbolo de justiça social, desenvolvimento econômico e solidariedade.

“Boulos tem se destacado como uma liderança que luta incansavelmente pelos direitos da população, especialmente o direito à moradia. Ele é uma voz conhecida e respeitada em São Paulo, e sua votação expressiva nas últimas eleições demonstra seu apoio popular. Vamos trabalhar incansavelmente ao lado dele para fazer de São Paulo a capital da solidariedade”, afirmou Sorrentino.

Sorrentino destacou a participação ativa do PCdoB, juntamente com outras forças políticas como o PSOL e o PT, na campanha que resultou na vitória contra as políticas destrutivas do governo de Jair Bolsonaro.

“Encerramos um período de destruição da economia brasileira, dos direitos dos trabalhadores e das bases da nossa nação. Foi uma campanha épica, e a militância e a amplitude da nossa aliança venceram nas urnas. Agora, é o momento de olhar para São Paulo e torná-la a capital da solidariedade, do desenvolvimento econômico e social”, declarou Sorrentino.

O vice-presidente do PCdoB ressaltou a necessidade de transformar São Paulo em uma cidade que prioriza a justiça social, cria empregos, garante moradia digna, oferece transporte de qualidade e aborda a questão das pessoas em situação de rua com perspectiva de vida, em contraposição à abordagem punitiva.

“São Paulo não pode mais dar as costas para seu povo. Precisamos reconectar a cidade com o futuro e com a liderança do presidente Lula na reconstrução do Brasil. Nossa luta será dura, mas estamos cheios de esperança e determinação. Do outro lado, há muitas lideranças e recursos, mas do nosso lado está a esperança, a combatividade e a história”, enfatizou Sorrentino.

Ele destacou a liderança de Guilherme Boulos, elogiando sua trajetória de luta e seu compromisso com a justiça social. Sorrentino ressaltou que Boulos representa a esperança de São Paulo e prometeu que o PCdoB trabalhará lado a lado com ele e outras forças progressistas para transformar a cidade.

“Este movimento não é apenas de partidos de esquerda, é de personalidades, lideranças e todos os cidadãos de São Paulo que desejam um futuro melhor. Vamos fazer uma campanha bonita, ensolarada e cheia de esperança, pois nosso povo sabe como arrancar esperança mesmo em dias difíceis. Vamos vencer as eleições e ajudar a reconstruir o Brasil e dar perspectivas ao nosso povo. São Paulo vai mudar, e Guilherme Boulos será o prefeito de todos os paulistanos”, concluiu Walter Sorrentino.

Foto Cezar Xavier

Nádia Campeão, ex-vice-prefeita de São Paulo e aliada de Boulos, compartilhou suas experiências passadas na administração da cidade e elogiou o compromisso do pré-candidato com a habitação e a qualidade de vida dos cidadãos. Ela enfatizou a importância de ter um prefeito comprometido com políticas públicas que atendam às necessidades da população.

Nádia expressou seu entusiasmo pelo engajamento precoce na campanha e elogiou a trajetória do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Apoiando com entusiasmo a candidatura, a dirigente comunista destacou a presença de diversos companheiros e profissionais da imprensa no evento. Ela observou que a campanha já estava começando antes mesmo do lançamento oficial, demonstrando a determinação do PCdoB em se unir à pré-campanha.

“O PCdoB se soma aqui a essa pré-campanha com muita alegria. Percebemos que rapidamente todos querem se engajar, têm essa vontade de participar dessa jornada porque todos nós queremos ver São Paulo novamente com perspectiva, solidariedade, políticas públicas e realizações”, ressaltou Nádia Campeão.

A ex-vice-prefeita enfatizou o amor pelo povo de São Paulo e a importância de eleger um prefeito à altura dos desafios da cidade. Ela lembrou dos anos em que esteve à frente do governo municipal, juntamente com o prefeito Fernando Haddad, e destacou a constante presença de Guilherme Boulos na prefeitura, sempre lutando pelo direito à moradia digna.

“Boulos tem história e já construiu uma tradição de luta aqui em São Paulo. É conhecido do povo da cidade, e isso se refletiu em sua extraordinária votação no ano passado, com mais de um milhão de votos, a maioria deles na própria cidade. Estamos começando essa campanha com uma boa aliança, um excelente candidato e o apoio do povo”, afirmou Nádia Campeão.

Ela destacou a importância de caminhar ao lado de Boulos e da militância, garantindo que a campanha será marcada por trabalho árduo e dedicação. Nádia também expressou confiança de que o governo de Boulos avançará ainda mais, trazendo soluções concretas para problemas como moradia e transporte público em São Paulo.

“Estamos dispostos a andar por São Paulo, trabalhar incansavelmente e transformar os sonhos em realidade. Boulos é um líder comprometido com o povo trabalhador de São Paulo, e sua gestão irá avançar em áreas cruciais para a cidade. Vamos dar a ele nosso apoio e trabalhar juntos para torná-lo o prefeito de São Paulo”, concluiu Nádia Campeão.

“O povo de São Paulo já experimentou diferentes administrações e sabe o valor de políticas públicas que beneficiem a todos. Boulos tem uma trajetória de luta e respeito pelas pessoas desta cidade, e acredito que sua candidatura representará uma esperança renovada para os paulistanos”, disse Nádia Campeão.

Foto Cezar Xavier

Leci Brandão, deputada estadual do PCdoB, destacou a importância da união das forças políticas em torno de Boulos e enfatizou que a campanha não se trata apenas de partidos de esquerda, mas de todos os setores progressistas da sociedade que desejam uma São Paulo mais justa e solidária.

“Este é um movimento que vai além dos partidos políticos. É um movimento de personalidades, lideranças e, acima de tudo, dos cidadãos de São Paulo que desejam um futuro melhor para a cidade. Vamos trabalhar juntos para tirar São Paulo do caos e construir um caminho de prosperidade”, declarou Leci Brandão.

A parlamentar, conhecida por sua longa trajetória na luta por justiça social, destacou a militância comprometida com a causa e ressaltou a importância de respeitar o socialismo. Leci elogiou a seriedade, honestidade e determinação da militância do PCdoB e afirmou que o partido se diferencia por seu compromisso com o socialismo.

“A militância do PCdoB tem algo especial. É um partido que respeita o socialismo, e essa é a diferença entre nós e os outros partidos”, enfatizou a deputada.

A parlamentar também destacou sua própria trajetória política, mencionando que o PCdoB a acolheu após 40 anos de luta. Ela ressaltou a importância de sua chegada ao partido e agradeceu ao PCdoB por tê-la levado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Leci Brandão reconheceu o papel do PCdoB na sua carreira política e compartilhou sua experiência positiva na convivência com membros do partido, elogiando o respeito mútuo e a ajuda recebida quando necessário.

Ao abordar a pré-candidatura de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo, a deputada estadual expressou sua confiança de que ele é a escolha certa para a cidade. Ela destacou que a periferia, a favela, os negros, os nordestinos e todos aqueles que enfrentam desafios em São Paulo reconhecem o nome de Boulos como uma esperança para a melhoria de suas condições de vida.

“Você está diante de guerreiros e guerreiras. Pessoas aqui não brincam. Nossa luta sempre é respeitosa”, ressaltou Leci Brandão.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) expressou seu apoio e admiração ao pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, em um discurso após encerrar sua visita à Rússia, mais precisamente à cidade de Moscou. O deputado ressaltou a importância de Boulos como líder da esquerda e elogiou suas qualidades políticas e compromisso com um projeto nacional.

“Eu encerro hoje uma visita à Rússia, à cidade de Moscou, mas eu queria passar para dar um abraço a cada militante, à direção do partido, e sobretudo um abraço afetuoso ao meu companheiro Guilherme Boulos”, afirmou Orlando Silva.

Guilherme Boulos, conhecido por sua trajetória na luta popular e como líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), recebeu elogios calorosos do deputado. Orlando Silva destacou que Boulos é uma figura que ganha cada vez mais respeito e experiência política, sendo admirado até mesmo por pessoas de outros campos políticos. Ele enfatizou a liderança, capacidade de elaboração e habilidade de articulação de Boulos como características que o tornam uma importante liderança da esquerda brasileira.

“Guilherme Boulos é um filho da luta popular, que ganha cada vez mais respeito e experiência política. Eu estou sempre perto dele no Congresso Nacional e percebo a admiração que até mesmo gente do outro campo político tem com ele. Pela liderança, pela capacidade de elaboração, pela capacidade de articulação, de construção. Então, eu sou muito feliz de poder testemunhar toda a formação e desenvolvimento dessa importantíssima liderança da esquerda brasileira”, ressaltou o deputado.

Orlando Silva também destacou que Boulos tem se dedicado a se preparar para ser prefeito de São Paulo, estudando e conhecendo experiências relevantes. Ele expressou sua convicção de que o PCdoB e o PT acertam ao apoiar Boulos como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo e fez um apelo para que outras forças políticas, como o PV e a Rede, também se juntem a essa caminhada.

“Esperemos que o PV, a Rede, se somem nessa caminhada que vai ter Guilherme Boulos como linha de frente. São Paulo vai se reconectar com o mundo, com a agenda do futuro e vai ter um prefeito corajoso para enfrentar os complexos problemas desafiadores que a cidade tem”, concluiu Orlando Silva.

As eleições municipais em São Paulo prometem ser um momento crucial para a política da maior cidade do Brasil. Boulos representa uma nova geração de líderes políticos comprometidos com a justiça social e a construção de um futuro melhor para todos.

Foto Cezar Xavier

O presidente do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de São Paulo, Rovilson Brito, e o presidente do PCdoB da capital paulista, Alcides Amazonas destacaram a importância da união entre diferentes forças progressistas para enfrentar os desafios que São Paulo enfrenta. Ambos ressaltaram o papel fundamental que o PCdoB desempenhou na luta por um Brasil mais justo e democrático, contribuindo para o encerramento de um período sombrio na história do país.

“Nós, do PCdoB, com o PSOL, com o PT e com outras tantas forças, demos contribuição decisiva para no ano passado a gente encerrar um tempo sombrio que o país passou. Um tempo de desconstrução nacional, um tempo de ódio, um tempo de destruição da economia brasileira, destruição dos direitos dos trabalhadores, destruição das bases da nossa nação. E nós vencemos numa campanha épica”, afirmou Brito.

O presidente do Comitê Estadual do PCdoB enfatizou que São Paulo merece ser a capital da solidariedade, do desenvolvimento econômico e social, da geração de empregos e da habitação digna para todos. Ele ressaltou que a cidade não pode mais virar as costas para seu povo e destacou a importância de garantir transporte de qualidade e combater o ódio que ainda persiste em muitas esquinas.

“Nós não temos o direito de ficar de costas para o desenvolvimento, de ficar de costas para a solidariedade. A luta é uma luta dura. Do outro lado perfilam muitas lideranças, muitas siglas e muito recurso. Do nosso lado está a esperança, está a combatividade e está a história”, disse Brito.

Ambos ressaltaram que o movimento que se inicia com o apoio do PCdoB à pré-candidatura de Boulos não se limita aos partidos de esquerda, mas busca ampliar sua abrangência e dialogar com todos os setores da sociedade que desejam a transformação de São Paulo.

Amazonas lembrou sua atuação como subprefeito da Sé, uma das mais importantes da cidade, pela centralidade. A atuação nesta região é importante pelo trabalho que é possível fazer em favor da população de rua e dependentes químicos, que se concentram no centro histórico da cidade. 

“Nós gostamos de alegria, de futuro e de perspectiva. Nós queremos isso para São Paulo. Deixa eles com os discursos sombrios. Os nossos discursos são ensolarados e de esperança. O nosso povo sabe que os dias são difíceis, mas sabe arrancar lá do fundo uma esperança para fazer a mudança que a cidade precisa. São Paulo vai mudar e Guilherme Boulos será o nosso prefeito, o prefeito não de uma coligação, o prefeito de todos os paulistanos. Vamos juntos!”, concluiu Brito.

O parlamentar do PSOL lidera a corrida à Prefeitura de São Paulo, com 32% da preferência do eleitorado paulistano, segundo pesquisa Datafolha divulgada em agosto. O atual prefeito, o emedebista Ricardo Nunes, tem a preferência de 24%, seguido pelos deputados federais Tabata Amaral, com 11%, e Kim Kataguiri (União), que tem 8%, com margem de erro estimada em três pontos percentuais.

Foto Cezar Xavier

(por Cezar Xavier)