A denúncia partiu de bombeiros negros da cidade de Nova Iorque

O Departamento de Bombeiros da cidade de Nova Iorque suspendeu nove de seus funcionários por conta de mensagens racistas compartilhados em seus celulares. Entre outras barbaridades, várias conversas tiravam sarro da morte de George Floyd, negro assassinado pela polícia de Minneapolis no ano passado, publicou o jornal The New York Times.

Depois de receber reclamações de bombeiros negros, o Departamento puniu os nove elementos, incluindo a suspensão de pagamento por períodos que variam de vários dias até seis meses, disse o comissário do Corpo de Bombeiros, Daniel Nigro.

Um porta-voz descreveu as suspensões como as punições mais severas impostas na história do Corpo de Bombeiros de Nova York. Um dos bombeiros sancionados, por suas mensagens mais virulentas deixará a agência quando sua suspensão terminar, acrescentou Nigro. Três oficiais do Corpo de Bombeiros também foram repreendidos por não terem tomado medidas no tempo necessário.

Nas mensagens trocadas no mês de abril passado, bombeiros brancos zombaram da agonia de Floyd quando o agente Derek Chauvin de Minneapolis apertava seu pescoço com um joelho, informou o Times. Segundo o jornal, os bombeiros também trocaram outras mensagens racistas, incluindo uma sobre o uso de mangueiras de incêndio contra manifestantes.

Bombeiros negros disseram que as suspensões estão longe de resolver o que consideram problemas profundos no Departamento, onde, de acordo com eles, a tolerância ao racismo, sexismo e assédio persiste.

Nigro afirmou que o Corpo de Bombeiros trabalha para ser mais inclusivo, embora também tenha reconhecido que teve falhas.

“Nós os recebemos, estamos abertos às suas denúncias que registram injustiças, abusos e discriminação, e agora devemos fazer com que se sintam bem-vindos”, disse Nigro ao jornal. “Devemos fazê-los sentir que estão em casa. E em algumas situações, falhamos”, assinalou.