Jair Bolsonaro (sem partido)

A corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá convocar Jair Bolsonaro e seu ministro da Justiça, Anderson Torres, por terem realizado a transmissão ao vivo atacando o uso das urnas eletrônicas e a democracia com uso de fake news.

As convocações acontecerão no âmbito do inquérito aberto pelo TSE, na segunda-feira (2), para investigar os ataques promovidos por Jair Bolsonaro e seu governo contra as eleições.

Estão sendo investigados os crimes de corrupção, fraude, condutas vedadas, propaganda extemporânea e abuso de poder político e econômico.

A informação de que Jair Bolsonaro será convocado para prestar depoimento é do Painel da Folha de S. Paulo.

Na quinta-feira (29), Jair Bolsonaro realizou uma live para divulgar vídeos amadores falsificados e atacar a democracia.

Depois de meses falando que tinha provas de que as urnas eletrônicas foram fraudadas em 2014 e 2018, ele teve que admitir que “não temos provas”.

Ainda assim, Bolsonaro deu publicidade a vídeos que circulam por WhatsApp e disse inverdades sobre a votação através das urnas eletrônicas.

O próprio TSE divulgou uma série de vídeos mostrando que as “denúncias” de Jair Bolsonaro não passam de boatos que já foram desmentidos e reafirmando que as votações com urna eletrônica são seguras e muito mais ágeis que as com voto impresso.