O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou, em suas redes sociais, nesta terça-feira (29), que Bolsonaro “precisa de freio” e que a eleição para a presidência da Câmara representa isso.

Orlando parabenizou Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, que se solidarizou com a ex-presidente Dilma Rousseff, agredida por Bolsonaro.

“É isso que está em jogo na presidência da Câmara. É preciso que o Legislativo se mantenha como contraponto democrático ao horror bolsonarista. Quem acha que não há diferença não entendeu o buraco em que estamos metidos. Parabéns pela atitude, Rodrigo Maia”, escreveu Orlando nas redes sociais.

Rodrigo Maia disse que “Bolsonaro não tem dimensão humana”. “Tortura é debochar da dor do outro. Falo isso porque sou filho de um ex-exilado e torturado pela ditadura. Minha solidariedade à ex-presidente Dilma. Tenho diferenças com a ex-presidente, mas tenho a dimensão do respeito e da dignidade humana”, afirmou o presidente da Câmara.

Orlando também elogiou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que disse: “Não é sobre esquerda, centro ou direta. É sobre a dignidade humana, é disso que se trata. Nossa solidariedade à ex-presidente Dilma Rousseff. Tortura nunca mais”.

Para Orlando, “entre a civilização e a barbárie, não deve existir dúvida”. “Bolsonaro representa a soma de todos os males: é um facínora que procura compensar sua profunda limitação intelectual com crueldade e violência. Esse elemento precisa de freio! É disso que se trata. Boa, Baleia Rossi!”, escreveu o deputado do PCdoB.

Baleia Rossi tem o apoio do bloco democrático formado pelos partidos DEM, PSDB, MDB, Cidadania, PT, PDT, PSB, PSL, PCdoB, PV, e Rede. Bolsonaro apoia o candidato Arthur Lira (PP-AL).

(PL)