Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) | Foto: divulgação

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta quinta-feira (29), em suas redes sociais, que entrará com uma ação judicial contra Jair Bolsonaro por usar dinheiro público para fazer propaganda política no Maranhão além de ofender e fazer chacota com produtos da região.

“Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para [fazer] propaganda política. Será processado”, escreveu o governador maranhense.

Enquanto se encaminhava para o segundo compromisso do dia, saindo da capital São Luís rumo à cidade de Imperatriz (MA), Bolsonaro zombou dos maranhenses após beber um copo de guaraná Jesus, bebida típica do estado.

Em meio a uma aglomeração e sem usar máscara, Bolsonaro se divertiu com a cor rosa da bebida. Logo após tomar os primeiros goles, ele começou a fazer piadas com as pessoas próximas enquanto fazia uma transmissão ao vivo em suas redes sociais.

“Agora eu virei boiola. Igual maranhense, é isso?”, disse o presidente entre risos. “Guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná aqui vira maranhense”, emendou depois Bolsonaro, mostrando a bebida. “Guaraná cor-de-rosa. Foda, foda”, disse ele, ignorando as medidas de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus.

As ofensas de Bolsonaro ao Maranhão já haviam começado no início da semana, com ataques descabidos ao governador do estado. “Tem que tirar o PCdoB de lá, pelo amor de Deus. Só aqui no Brasil mesmo comunista falando que é democrático”, disse Bolsonaro.

Flávio Dino rebateu dizendo que “em vez de vir cuidar de trabalho sério, que o governo federal deve fazer imediatamente, Bolsonaro diz que vem ao Maranhão para esse tipo de agenda: agressões e campanha eleitoral. Tudo com dinheiro público”. As previsões de Flávio Dino se confirmaram.