O vice-presidente, general Hamilton Mourão

Bolsonaro realizou uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (9), e não convidou o vice-presidente, o general Hamilton Mourão.

A reunião contou com a presença de 22 ministros dos 23 e não foi incluída na agenda oficial da Presidência. O ministro ausente foi o titular das Comunicações, Fábio Faria, que no exterior.

De acordo com assessores do Planalto, Bolsonaro avisou do encontro de maneira individual a cada uma das pastas, evitando assim convocar uma reunião do conselho de governo, justamente para não precisar convidar Mourão. Mourão faz parte do colegiado consultivo e costuma participar dos encontros.

O vice-presidente confirmou que não foi convidado para a reunião e disse que Bolsonaro deve ter julgado “desnecessária” a presença dele.

“Não fui convidado, não fui chamado. Então, acredito que o presidente julgou que era desnecessária a minha presença. Só isso. Não estou incomodado, não”, disse.

Bolsonaro tem hostilizado o vice-presidente da República constantemente, acusando-o, inclusive, de vazar informações para a imprensa. Ele já expressou que não pretende ter Mourão novamente na sua chapa como vice-presidente em 2022.

Recentemente Bolsonaro chamou o vice-presidente de “palpiteiro” porque este sinalizou a substituição do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, após as eleições das mesas da Câmara e do Senado.

“O que nós menos precisamos é de palpiteiros no tocante à formação do meu ministério. Deixo bem claro que todos os 23 ministros sou eu que escolho e mais ninguém. Ponto final. Se alguém quiser escolher ministro, se candidate em 2022 e boa sorte em 23”, prosseguiu Bolsonaro.

Questionado sobre a demora de Bolsonaro em cumprimentar o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, o vice-presidente opinou que “o presidente está aguardando terminar esse imbróglio aí, essa discussão [sobre] se tem voto falso ou se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele”.

Mas logo levou uma patada de Bolsonaro. “O que ele [Hamilton Mourão] falou sobre os Estados Unidos é opinião dele. Eu nunca conversei com o Mourão sobre assuntos dos Estados Unidos, como não tenho falado sobre qualquer outro assunto com ele“, agrediu Bolsonaro.