As investidas de Bolsonaro contra a democracia e as instituições ganharam novo capítulo nesta terça-feira (7), deixando ainda mais explícita a necessidade de estancar a escalada golpista e o processo de destruição do país liderados pelo presidente da República. Os mais recentes ataques tiveram repercussão imediata de lideranças políticas, sociais e do campo jurídico, que também destacaram o fato de Bolsonaro preferir apostar no caos do que enfrentar a grave crise econômica, social e sanitária que atinge a população.

“Como pode um presidente virar as costas para um país que passa fome? Inacreditável! Mas repare que sua tática continua a mesma desde que assumiu: cria factoides para não enfrentar os problemas reais! Só que seus factoides estão subindo de tom a tal ponto que os próprios apoiadores já cogitam abandoná-lo! Bolsonaro cava sua própria cova!”, disse a secretária nacional da Mulher do PCdoB, a ex-senadora Vanessa Grazziotin, pelas redes sociais, nesta quarta-feira (8).

Além disso, Vanessa comentou o perfil dos apoiadores de Bolsonaro, demonstrados pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP. “Os atos de Bolsonaro só contaram com a turma do próprio Bolsonaro!!! Saudosistas da ditadura militar. Gente que é contra a democracia, às instituições e defende o golpe! Gente de muitas posses!”.

O levantamento apontou, entre outras informações, que 88% dos que estiveram na Avenida Paulista nesta terça-feira (7) eram eleitores de Bolsonaro; 77% se dizem de direta; 61% são homens; 60% brancos; 43% têm renda familiar acima de cinco salários mínimos e 60% têm curso superior completo.

Depois do 7 de setembro

A indignação com as atitudes de Bolsonaro também geraram questionamentos por parte do vice-governador do Rio Grande do Norte e membro da direção do PCdoB, Antenor Roberto. “O que vem depois, do dia 7 de setembro, em que a Constituição Federal foi violada, ultrajada, vilipendiada, às escâncaras?”, indagou Antenor Roberto pelas redes sociais nesta terça-feira (7).

Na avaliação do deputado licenciado do PCdoB e atual secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano do Governo do Maranhão, Márcio Jerry, “Bolsonaro subscreveu o pedido de seu próprio impeachment. Não resta à  Câmara dos Deputados nenhuma alternativa à de instaurar o processo. É em defesa do Brasil!”. Também pelas redes sociais, o secretário destacou: “Só um sujeito estúpido, que ainda ocupa a presidência, grita exigindo a ‘demissão’ de um ministro do STF. Bolsonaro, a democracia está acima de ti”.

 

Por Priscila Lobregatte