Presidente da República, Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro afirmou que “não existe nenhum compromisso” para indicar o ex-juiz Sérgio Moro a ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro, que já afirmou que sua indicação para ministro do STF será um nome “terrivelmente evangélico”, agora disse que o advogado-geral da União, André Mendonça, é “terrivelmente supremável”.
Jair Bolsonaro foi entrevistado durante um churrasco no quartel-general do Exército em Brasília. Para ele, Moro é “ingênuo” e lhe “falta malícia”.
Questionado se Moro seria sua primeira indicação para o STF, respondeu que “não existe nenhum compromisso meu com Moro”.
Após a indicação do presidente, o Senado faz uma sabatina com o indicado e vota por sua aprovação ou não. “Como o Senado avaliaria ele hoje?”, questionou Bolsonaro.
No início do governo, Bolsonaro disse que Moro teria “carta branca” como ministro.
Mas logo no começo do mandato, Moro tentou indicar Ilona Szabó de Carvalho para suplente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Bolsonaro vetou.
Recentemente, Bolsonaro atropelou Sérgio Moro e ameaçou demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, nomeado pelo ministro da Justiça. “Quem manda sou eu. Moro não manda na PF”, afirmou.
Bolsonaro também ignorou as sugestões de Moro para os decretos que liberavam o porte e a posse de armas de fogo.