Joe Rogan recebeu incentivo de Bolsonaro

Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma mensagem incentivando o podcaster norte-americano Joe Rogan a continuar convidando negacionistas para seu programa e divulgando mentiras.

O próprio Joe Rogan admitiu o erro e pediu desculpas, mas Bolsonaro quer a continuidade nas fake news.

“Não sei o que o Joe Rogan acha de mim ou do meu governo, mas não importa. Se liberdade de expressão significa alguma coisa, significa que as pessoas devem ser livres para dizer o que elas pensam, não importa se elas concordam ou discordam de nós. Fique firme. Abraços do Brasil”, publicou.

A polêmica ao redor do podcast “The Joe Rogan Experience”, o mais ouvido do Spotify, começou por conta de programas feitos com negacionistas e propagadores de teorias da conspiração que negaram a existência do coronavírus ou disseram que tudo não passa de um plano chinês.

Bolsonaro quer misturar liberdade de expressão com divulgação de mentiras que podem causar mortes, como as que ele divulgou aos montes no Brasil.

O músico Neil Young pediu para o Spotify tirar suas músicas do ar enquanto os episódios negacionistas de Joe Rogan não fossem retirados do ar. A atitude de Neil Young foi acompanhada por dezenas de artistas e milhões de assinantes do Spotify.

A plataforma passou a desvalorizar na bolsa por conta do cancelamento das assinaturas e seu valor despencou US$ 4 bilhões por ter defendido Joe Rogan.

O podcaster pediu desculpas ao público e disse que não deixará as falas negacionistas serem divulgadas sem um contraponto. “Farei o meu melhor para tentar equilibrar esses pontos de vista mais controversos com as perspectivas de outras pessoas para que possamos encontrar um ponto de vista melhor”, esquivou-se.

O presidente-executivo do Spotify, Daniel Ek, informou que a plataforma vai adicionar um aviso nos programas que citem a pandemia de coronavírus e direcionará os usuários para uma página com informações científicas que ajudem no combate à Covid-19.

Apesar de não querer retirar os episódios com falas negacionistas da plataforma, Daniel Ek admitiu que a empresa deve “assegurar que há regras e que há consequências para aqueles que as violarem”.

Em carta, o cantor Neil Young explicou que saiu da plataforma “porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas – potencialmente causando a morte daqueles que acreditam na desinformação espalhada por eles”.