Retomada da industrialização do lítio é prioridade do governo Arce

Foi empossado na segunda-feira (11) como novo presidente executivo da Yacimientos de Lítio Bolivianos (Reservas de Lítio Bolivianas, YLB, sigla em espanhol), Marcelo Gonzales, com a responsabilidade de reativar o processo de industrialização do lítio, interrompida pelo desastroso ano de desgoverno de Jeanine Áñez, que chegou a ameaçar de privatização essas preciosas reservas minerais.

Em seu discurso de posse, Gonzales destacou as medidas tomadas e que foram importantes para a implantação da indústria de lítio, juntamente com parceiros internacionais, mas preservando a soberania boliviana. “Estamos prontos para reentrar na fase de industrialização do lítio, que é a missão mais importante que me é confiada”, expõe Gonzales. O lítio tem várias aplicações, uma das mais conhecidas a de elemento fundamental na composição das baterias modernas

O novo dirigente da YLB possui extensa experiência na área e trabalhos realizados na própria empresa.

“Passos muito importantes foram dados e, sem dúvida, o objetivo final é consolidar esse processo de geração de renda econômica para o país e suas regiões, gerando inúmeros empregos e desenvolvimento”, saudou o ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina, presente ao ato de posse de Gonzales.

O país detém as maiores jazidas de lítio do mundo e o presidente Luis Arce têm como prioridade promover o projeto de industrialização, implantando a princípio plantas-piloto para exploração de recursos das salinas nos territórios da Bolívia, almejando assim ser um dos principais produtores mundiais de produtos derivados do importante elemento mineral.