Arce proclama vitória no primeiro turno em La Paz | Foto: La Época

“Recuperamos a democracia”, afirmou o candidato do Movimento ao Socialismo, Luis Arce, quando as sondagens de boca de urna lhe davam mais 20% de vantagem sobre o segundo colocado, Carlos Mesa.

Diante dos números e do andar da contagem dos votos, até a presidente de fato da Bolívia, Jeanine Áñez, apoiadora dos candidatos do regime que se estabeleceu com sua autoproclamação a presidente, reconheceu a vitória de Arce: “Ainda não temos o cômputo oficial, mas com os dados com os quais contamos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram a eleição. Felicito aos vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”.

Pela lei eleitoral boliviana, vence no primeiro turno o candidato que obtiver mais de 40% dos votos e ao menos 10% de vantagem sobre segundo colocado.

As sondagens oferecem o seguinte resultado: Arce (52,2%), Mesa (31,5%), Fernando Camacho, (14,1%), Hyun Chung (1,6%) e Feliciano Mamani (0,4%).

“Todos nós bolivianos demos um passo importante: recuperamos a democracia, sobretudo recuperamos a esperança”, afirmou o ex-ministro da Economia na sede de sua campanha, em La Paz, assim que a sondagem apontou sua vitória.

Ele acrescentou que tanto ele, como seu vice, David Choquehuanca, têm o compromisso de governar para todos os bolivianos.

“Vamos construir um governo de unidade nacional, vamos construir a unidade de nosso país. Em toda esta jornada estamos recuperando a certeza, que é muito importante, no povo boliviano para podermos desenvolver todo tipo de atividades econômicas”, destacou Arce.

Ele declarou ainda que desde a autoproclamação de Áñez, em novembro do ano passado, “os bolivianos viveram 11 meses de desassossego que agora chega ao fim”.

“Temos que agradecer a toda a militância, compartilhamos esta campanha com muitas organizações, desde o militante das fileiras até o nosso chefe de campanha em nível nacional. É preciso agradecer a todos os que contribuíram, aportaram e à comunidade internacional por seguirem e pelo acompanhamento; aos observadores que fizeram a gentileza de escutar nossas preocupações pela forma como se estava levando a cabo o processo eleitoral”, assinalou.