Campanha de vacinação chega a jovens de 18 anos e ganha reforço com a detecção gratuita na rede de teleféricos

Fortalecendo a campanha contra a pandemia de Covid, o presidente da Bolívia, Luis Arce, iniciou nesta quinta-feira (1º) a vacinação de jovens a partir de 18 anos, conclamando a população a não baixar a guarda diante de uma eventual “quarta onda da doença, pelo nível de contágio das novas variantes”.

Conforme o presidente, chegarão ao país mais de oito milhões de doses nos próximos dois meses. A agilidade e a eficiência já demonstradas pela Rússia, com a vacina Sputnik V, e pela China, com a Sinopharm, têm permitido planificar as ações.

O mandatário também anunciou a parceria com a rede de teleféricos da capital, La Paz, e sua vizinha, El Alto, para massificar a detecção de coronavírus entre todos os passageiros, de segunda a sexta, no horário das 7 às 21 horas. Nos finais de semana (sábado e domingo), as atividades serão das 8 às 14 horas.

“Com a campanha Yanaptasiñani (Nos Ayudaremos) realizaremos provas de antígeno nasal gratuitas em 26 pontos de La Paz e El Alto. O diagnóstico permite romper a cadeia de contágio e medicar oportunamente”, informou Arce em sua conta no Twitter.

“Fico feliz em iniciar esta atividade porque quando fizermos o diagnóstico de positivo, que contará com os devidos cuidados, também terá acesso ao remédio grátis, o que impede que a doença progrida e tenha que chegar a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa é a melhor estratégia para evitar o colapso dessas unidades”, declarou o ministro da Saúde e Esportes, Jeyson Auza.

De acordo com Auza, o trabalho será realizado em parceria com médicos do programa de Saúde Familiar Comunitária e Intercultural (Safci), em coordenação com o Hospital El Alto Sul, que também fortalecerá a ação com o seu pessoal médico e a disponibilização de kits de medicamentos inteiramente grátis. Por sua parte, a rede Meu Teleférico disponibilizou suas 26 estações, tanto em La Paz como em El Alto.

Com o mesmo objetivo, a vice-ministra de Comunicação, Gabriela Alcón, apresentou a canção oficial intitulada “Doses de esperança”, que convoca a população a receber a sua dose gratuita contra a Covid. Artistas uniram suas vozes na luta contra a pandemia.

“Eu quero mostrar a vocês esse tipo de desapego que se desenvolve. Fizemos um trabalho entre o governo nacional, o Ministério da Presidência, o vice-Ministério da Comunicação, o Ministério da Saúde junto com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OMS / OPAS), para apresentar uma música que nos incentiva a todos a comparecer aos postos de vacinação para adquirir nossa dose de esperança”, disse Gabriela ALcón.

Com 11,8 milhões de habitantes, a Bolívia contabiliza 440 mil casos e 16.767 mortes, resultado do abandono de políticas públicas de saúde – e desmonte de hospitais – pelos golpistas que assaltaram o poder em novembro de 2019 e levaram Jeanine Áñez à presidência.

Após uma ampla mobilização popular que garantiu a realização de eleições em outubro de 2020, Luis Arce, do Movimento Ao Socialismo (MAS), saiu vitorioso. Uma vez empossado, em novembro do ano passado, foram reforçadas medidas de prevenção, como o uso de máscara e de distanciamento, e feita a retomada de contatos que permitiram ao país a aplicação de 2,55 milhões de doses até o momento.