No primeiro dia de seu mandato, o novo presidente boliviano, Luis Arce, deu posse nesta segunda-feira (9) aos 16 ministros de seu gabinete, destacando a necessidade urgente de tomar medidas que tratem da situação econômica do país.

Durante uma curta, mas vibrante cerimônia realizada na Casa Grande del Pueblo, em La Paz, Arce designou os ministros, dos quais, três são mulheres e 13 são homens.

“Conformamos um gabinete à altura de todos os desafios. A cada hora que passa conhecemos mais da patética situação de nosso Estado. Não só é necessária reativação, mas reconstrução da Economia. Por isso trouxemos aqui o que de melhor podíamos”, manifestou o presidente em seu discurso.

“Vamos reconstituir nosso Ministério de Cultura. Hoje nos restringe uma estrutura armada pelo regime anterior. Agora nos toca armar uma nova estrutura, incluiremos o Ministério de Cultura, tão importante para o nosso povo, que estará dirigido por uma valorosa mulher”, disse Arce, sem anunciar ainda o nome.

E pediu a seus ministros um “informe do jeito em que estão recebendo seus gabinetes” e anunciou que seu governo será “sumamente austero”.

Com um chamado à reconciliação, María Nela Prada, que se converteu na primeira mulher a frente do ministério da Presidência (equivalente à nossa Casa Civil), apresentou os colegas de Ministério e chamou a oposição a deixar a violência e o ódio: “vamos estender pontes para o reencontro, vamos ouvir-nos, já que valorar-nos e escutar-nos é a única forma de construir democracia”.