Presidente boliviano com empresários em encontro da Federação de Entidades Empresariais de Cochabamba

O presidente da Bolívia, Luis Arce, promulgou o Decreto Supremo 4424, que cria um fundo inicial de 911 milhões de pesos [aproximadamente 660 milhões de reais] para créditos que facilitem a reativação do aparato produtivo na economia nacional.

“A industrialização do país para substituição de importações, esse é nosso modelo”, manifestou Arce, afirmando que todo pequeno, médio e grande empresário está determinado a trocar a matéria-prima importada pela nacional e que a partir de agora se “ele quiser investir para gerar produtos finais que substituam as importações, terá crédito com juros mínimos para capital de investimento ”.

Ele garantiu que no país “já estamos produzindo produtos, substitutos de importação”, mas, afirmou, “falta escala, falta volume de produção”. Ele disse que o empréstimo vai permitir “aumentar o volume e vamos trabalhar em uma estratégia de comercialização”.

“A taxa de juros é de 0,5%, praticamente zero, tanto para capital de giro, compra de matéria-prima nacional, quanto para importação de máquinas, ferramentas, material que a industrialização vai usar para ter um substituto final da importação. Todo esse setor conta com o apoio e a ação do governo nacional por meio dessa medida”, acrescentou o presidente.

O Decreto Supremo 4424 autoriza o Ministério de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural a assinar contratos fiduciários com o Banco de Desenvolvimento Produtivo (US $ 68 milhões) e com o Banco Unión (US $ 64 milhões).

“Serão lançados produtos financeiros e, a partir de hoje, vamos trabalhar para que essas regulamentações realmente impactem a economia do país”, disse o diretor do Banco de Desenvolvimento Produtivo, Víctor Ramírez.

O Ministério do Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural e o Ministério da Economia e Finanças Públicas coordenarão e estabelecerão a priorização dos setores produtivos beneficiados pelos contratos de crédito.

Mostrando a melhoria da situação econômica, a ministra do Trabalho, Verónica Navia, confirmou, na quinta-feira (17), que a taxa de desemprego na Bolívia caiu quase 4% depois do primeiro mês do mandato do presidente Luis Arce.

Esse indicador caiu de 11,8% registrado em outubro passado para 8%, assinalou a ministra em entrevista ao canal de Bolívia TV.

Acrescentou que o comportamento do desemprego foi afetado pelo impacto da pandemia Covid-19 e também pela má gestão levada a cabo pelo desgoverno de Jeanine Áñez e que, agora, com a política de industrialização o emprego de qualidade vai crescer muito, prevê a ministra.