O presidente Evo Morales afirmou que “diferente do período neoliberal”, o governo boliviano investe para ampliar a capacidade energética do país, pois tem o objetivo claro de se industrializar, crescer e, inclusive, vender energia aos países vizinhos.

Com investimento de 278 milhões de dólares, Evo Morales inaugurou recentemente a Central Hidroelétrica San José II, na província de Chapare, no Estado de Cochabamba, e comemorou o crescimento: “San José I foi entregue para gerar 55 MW no ano passado e agora são mais 69 MW. Somando, estamos integrando 124 MW ao Sistema Interconectado Nacional (SIN)”.

Evo recordou que “depois da privatização da Empresa Nacional de Eletricidade (Ende), não houve nenhuma inversão nos tempos neoliberais em usinas hidrelétricas”, algo que mudou completamente desde a chegada do governo do Processo de Mudanças, “não só com novas hidrelétricas, mas também com termoelétricas e eólicas”.

“Com a inauguração de San José II estamos chegando a todo o país com 2.300 MW e este ano vamos entregar 3.300 MW, 43,4% a mais do que produz o país atualmente. A demanda interna é de 1.500 MW e este ano vai chegar a 1.600 MW, a capacidade de geração nos deixa com mais de 1.600 de excedente. Não nos falta energia, nos sobra. Estamos nos preparando para exportar energia”, enfatizou o presidente.