Eine Fläche von rund 64.000 Quadratmetern - das entspricht 13 Fußballfeldern - umfasst der Steamcracker II, die größte einzelne Anlage am Standort Ludwigs¬hafen der BASF. Der Cracker ist auch das "Herzstück" der Verbundproduktion. Seit 1981 ist dieser Gigant in Betrieb und spaltet unter Zusatz von Wasserdampf bei etwa 850 Grad Celsius Rohbenzin auf. Dabei entstehen im wesentlichen Ethylen und Propylen, beides unverzichtbare Grundstoffe für die Herstellung vieler Produkte in Ludwigshafen.

“Um embargo de gás não é apenas irracional, é também ultrajante”, pois comprometeria toda a indústria alemã”, afirmou o presidente da Associação da Indústria Química da Alemanha, Christian Kullmann.

Kulmann enfatiza que o setor depende do gás natural importado da Rússia e que “os países do leste europeu são quase totalmente dependentes do fornecimento de energia da Rússia”.

O empresário, que também é CEO da Evonik Industries AG, comparou o gás que as indústrias precisam “para trabalhar”, com o “ar de que necessita para respirar”.

“Depois que a Alemanha se despediu da energia nuclear e do carvão, há uma discussão sobre a possibilidade de interromper o fornecimento de gás da Rússia. Mas é importante lembrar que o gás é a base do nosso fornecimento de energia”.

Christian Kullmann falou que a indústria química fornece produtos para 90% das indústrias alemãs, o que faz com que sua paralisação ou enfraquecimento atinja toda a cadeia produtiva do país. “Sem nós, não haveria construção leve, carros elétricos, moinhos de vento”, continuou.

O petróleo, do qual os países europeus também são altamente dependentes, começou a ser sancionado no fim de maio, mas ainda sem diretrizes claras. A Rússia, que teve US$ 300 bilhões de sua reserva sequestrados pelos Estados Unidos, começou a exigir que os pagamentos para o fornecimento de gás natural acontecesse em rublos, sua moeda nacional.

Os europeus espernearam, mas acabaram por aceitar. A Comissão Europeia instruiu as empresas importadoras a fazerem as transferências em dólares para contas em bancos russos, onde haverá a conversão para rublos.

Os países ou empresas que se recusaram a pagar em rublos começaram a ter o fornecimento de gás cortado, como a Finlândia.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, comentou que as sanções contra a Rússia não ajudam a resolver o conflito na Ucrânia e, ao mesmo tempo, estão tendo um grave impacto, como inflação e desemprego, nas economias europeias.