Após o bloqueio de cerca de 3 milhões de contas de beneficiários do auxílio emergencial, longas filas voltaram a se formar em frente às agências da Caixa Econômica Federal.
Na terça-feira, em entrevista ao InfoMoney, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que 5% dos benefícios foram bloqueados em uma ação de combate a fraudes.
No entanto, a medida afetou diversas pessoas que têm garantido o direito ao benefício e, segundo o presidente do banco, essas pessoas devem agora comparecer às agências para comprovar a sua identidade e solicitar o desbloqueio da conta.
Essas filas de pessoas que tentam desbloquear as contas se somam a de outras milhares de pessoas que relatam outros problemas para conseguirem resgatar seus benefícios, que têm sido uma constante desde o início do programa.
“Há três meses que eu não consigo receber. Eu já vim umas três vezes e ainda não consegui desbloquear o aplicativo”, contou Gildo Santos à reportagem do G1, que chegou à agencia da Caixa de Bonsucesso, no subúrbio do Rio, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira.
Outra que também está com problemas é Simone, que estava na fila acompanhada da filha de 5 anos. “Tô há 3 dias aqui. Bloquearam o Caixa Tem. Aí deu problema no código e vim resolver”, contou.
Em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade, às 6h, pelo menos 50 pessoas já aguardavam em frente ao banco.
“Eu recebi a minha primeira parcela, mas a minha segunda parcela foi uma fraude que fizeram através de uma Caixa Tem que eu nunca tive o aplicativo e fizeram compra através do Carrefour. E eu não tô conseguindo receber nem a minha terceira parcela, nem a segunda, nem a quarta”, relatou Nelson, que recebeu mensagem no celular com orientação de que fosse a uma agência da Caixa, já que seu pagamento foi bloqueado.
Ele diz que já esteve na Caixa no dia 1º e que sem conseguir resolver o problema, voltou hoje em busca de uma solução.