Sequência de fotogramas de vídeo mostram atropelamento do carro por blindado ucraniano em Kiev

O veículo blindado que aparece atropelando um carro nas ruas de Kiev, identificado como russo nas redes sociais, é, na verdade, ucraniano. Um vídeo que circulou amplamente e foi divulgado por vários programas “informativos” de televisão dizia que um tanque russo havia passado por cima do carro na capital da Ucrânia.

No entanto, o correspondente de guerra, Elijah J Magnier, que tem uma longa experiência em cobertura de conflitos no Irã, no Líbano, na Síria e outros países, assinalou se tratar de um blindado Estrela 10 ucraniano. “E o motorista não estava prestando atenção, então passou por cima de um carro que vinha do outro lado”, relatou.

O correspondente realizou várias publicações comentando o conflito e respondeu a um internauta, que havia mostrado o vídeo. “Ainda não há tanques russos nas ruas de Kiev. O motorista do carro sobreviveu ao acidente. Cuidado com as informações (falsas) nas redes sociais”, escreveu.

Os vídeos, que foram filmados por vários ângulos, de apartamentos diferentes nas imediações, mostram o blindado atravessando a rua na direção oposta de um carro comum. Repentinamente, ele desvia à esquerda e passa por cima do carro, que se aproximava de uma bifurcação na pista.

O blindado simplesmente vai embora, numa ação que parece ter sido intencional. Depois, a imagem corta para um grupo de homens retirando um idoso que estava preso nas ferragens do veículo. Pelas imagens, ele estava vivo e sem ferimentos aparentes, num evento que foi descrito como “milagre”.

A maioria dos meios de comunicação chamou o veículo de “tanque”. Mas, não é. Produzido pela União Soviética a partir de 1979, a Estrela-10 é uma bateria antiaérea blindada e autopropulsionada, com mísseis guiados por raios infravermelhos. Continua a ser fabricada pela Rússia, mas a Ucrânia também conta com um arsenal herdado dos tempos soviéticos, fato que pode ter causado a possibilidade de veículos de comunicação usarem o episódio para culpar os militares russos.

E como um tanque ucraniano teria atropelado um civil? Pois é. Veículos locais tratam o caso como acidente. O idoso não teria visto a mudança repentina de trajetória do blindado e ‘entrou’ na frente dele, gerando o acidente.