Biden avança na Pensilvânia e vantagem sobre Trump passa 12 mil votos
A vantagem do candidato democrata Joe Biden sobre o presidente Donald Trump na disputa crucial no Estado da Pensilvânia aumentou nesta sexta-feira (6) para 12.497 votos na mais recente atualização de dados, de acordo com a Associated Press.
Biden já havia ultrapassado Trump, hoje no estado de Geórgia, onde tem 2.449.373 votos, contra 2.448.455 do republicano. A diferença no momento é de 0,02 ponto percentual (49,39% a 49,37%). Também continua na frente em Nevada, com uma vantagem de 20.137 votos.
De acordo com a AP, Biden tem 264 dos 270 votos de que precisa para a vitória no Colégio Eleitoral, e basta uma vitória em um desses três estados para ele se tornar presidente. A tendência é que vença nos três.
A Pensilvânia teve 3,1 milhões de cédulas pelo correio, e conforme decisão da Suprema Corte Estadual, os votos podem ser contados até esta sexta-feira, desde que o carimbo do correio seja 3 de novembro. Na Geórgia, onde a diferença a favor de Biden é de pouco mais de 1.500 votos, deverá haver uma recontagem, prevista para quando a diferença seja menor que 0,5 ponto percentual.
As autoridades do Estado prometem terminar ainda hoje a contagem. Pela lei estadual, se a diferença for menor que 0,5%, haverá recontagem.
Na véspera, milhares de manifestantes, no país inteiro, exigiram que “todos os votos sejam contados” e repudiaram os ataques de Trump à integridade do processo eleitoral. As redes de tevê ABC, CBS e NBC cortaram discurso do presidente na Casa Branca em que este dizia falsidades sobre “fraude” na eleição. A campanha de Joe Biden anunciou que ele fará um pronunciamento nesta sexta-feira no horário nobre.