Foto: reprodução/redes sociais

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e membro da direção nacional do PCdoB, José Bertotti, está em Glasgow, na Escócia, participando da Conferência do Clima da ONU (COP 26), junto com delegação do estado. Pelas redes sociais, ele comentou a sofrível conduta do governo Bolsonaro na área ambiental, que tem sido alvo de críticas em todo o mundo e também durante o evento.

Um dos pontos criticados pelo secretário é o corte de 93% da verba para pesquisa em mudanças climáticas feito nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro, conforme noticiado nesta quarta-feira (3). “Sentimos na pele o descaso do governo Bolsonaro com a pauta climática. Além do desmonte de estruturas de fiscalização, que permitem queimadas intermináveis, o corte do financiamento de pesquisas e projetos, por si só, já seria um crime ambiental a ser denunciado na COP 26”, destacou Bertotti via redes sociais.

Na gestão Bolsonaro, os investimentos na área foram de apenas R$ 2,1 milhões, enquanto entre janeiro de 2016 e dezembro de 2018, somaram R$ 31,1 milhões, de acordo com informações levantadas pela BBC News Brasil por meio do Sistema Integrado de Orçamento do Governo Federal (Siop).

Por outro lado, Bertotti destacou projeto aprovado pelo Senado, também na quarta-feira (3), que obriga o Brasil a neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa até 2050. Também prevê a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima, incluindo os compromissos assumidos no Acordo de Paris e estabelece diretrizes para o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas, produtos e negócios relacionados à bioeconomia.

A proposta, disse Bertotti, “se soma às ações de Pernambuco e de outros estados e municípios brasileiros no enfrentamento das mudanças climáticas. O negacionismo de Bolsonaro fica cada vez mais isolado!”.

Por Priscila Lobregatte

Com agências