Renildo, Luciana e Bertotti
Renildo Calheiros, Luciana Santos e José Bertotti durante plenária

O pré-candidato a deputado estadual José Bertotti, realizou uma plenária, nesta segunda (9), com a participação da militância do partido e de apoiadores de sua candidatura, com o objetivo de fortalecer o nome da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos para disputar a vaga para o Senado Federal. Ele foi secretário de Meio Ambiente do governo de Pernambuco e Luciana é a atual vice-governadora do estado.

Sua candidatura deve se confirmar na chapa da Frente Popular de Pernambuco, formada por 13 partidos e encabeçada pelo PSB, que indicou para próxima eleição, como sucessor do governador Paulo Camara, o deputado federal Danilo Cabral. O encontro contou ainda com a participação de dirigentes do partido ou quadros históricos do partido como Luciano Siqueira, George Braga, Alanir Cardoso, Inamara Mélo e Marcelino Granja, além do deputado federal Renildo Calheiros. 

Na plenária ocorrida no Clube Barrozo, área central do Recife, Bertotti fez uma breve retrospectiva da trajetória política de Luciana. Luciana foi duas vezes prefeita de Olinda, elegendo e ajudando a reeleger Renildo a prefeito,  foi deputada federal, e, por seu trabalho em prol do estado, legitima-se como um nome forte para disputar o Senado. Também será, na opinião de Bertotti, quem melhor representa o sentimento de esperança trazido pelo retorno de Lula à Presidência da República.

“Quem melhor representa as propostas de mudanças para Pernambuco, é quem já se entregou muito às lutas por Pernambuco. É o nome de quem tem compromisso e identidade com a Frente Popular e que tem a voz que representa os 73% dos pernambucanos, que querem que Lula volte a ser o presidente do Brasil”, defendeu. Ee destacou pesquisa recente, em que Luciana desponta como a pré-candidatura com maior intenção de votos para o Senado. 

“Não basta só fazer oposição e derrubar este governo facista que está aí hoje, mas também apresentar alternativas de desenvolvimento para o nosso povo. Alternativas de geração de emprego, de cuidar do meio ambiente, de corrigir os rumos do Brasil para um futuro sustentável e com mais oportunidades para quem mais precisa.” 

O deputado Renildo Calheiros relembrou que Lula sofreu várias tentativas de golpe antes de se consolidar um dos melhores presidentes do Brasil, conseguindo governar para todos, mas dando maior atenção a quem mais precisa. O deputado federal pontuou que, com desenvolvimento econômico em todas as regiões, Lula recuperou o poder aquisitivo do brasileiro com o salário mínimo acima da inflação, criou universidades e institutos técnicos, desenvolveu programas sociais importantes, ampliou o acesso a saúde. “E tudo isso com participação popular”. 

“Eu creio que o Lula de hoje é melhor do que o Lula de ontem. Porque o Lula de hoje é mais experiente, é mais vivido e domina melhor a máquina estatal. Por isso, Lula é a esperança do pensamento progressista do Brasil. Mas esse pensamento não é capaz de sozinho, produzir a vitória, precisamos reunir a maioria do povo,  por que nós precisamos vencer”, afirmou. 

Renildo ainda analisou o momento do Brasil sob governo de Bolsonaro. “Por isso, nós temos que juntar todo mundo para ganhar a eleição e para garantir a governabilidade de Lula que hoje já sofre ameaças. O risco que a sociedade brasileira corre e que a democracia brasileira corre. Por isso é muito importante para o país e para a política o fortalecimento de lideranças como Bertotti, que tem uma vida de luta e traz conhecimento e respeito ao meio ambiente e às pessoas. E também à Luciana que precisa estar no Congresso Nacional e ajudar Lula nas mudanças que a sociedade brasileira necessita.”

Luciana Santos encerrou a plenária destacando o trabalho desenvolvido por Bertotti dentro do Partido, na vida estudantil e na vida pública, principalmente à frente da secretaria de Meio Ambiente, onde deixou um legado importante para o estado. 

“Bertotti sempre foi um brilhante quadro político, desde um estudante diferenciado, sempre teve muito compromisso e foi dedicado a nossa causa. Por onde passou, fez jus a sua militância, a sua perspectiva. Desde jovem teve uma grande visão de mundo. Daí a importância de conduzir Bertotti para a Assembleia Legislativa, onde vai ser a voz e a força das questões ambientais, pois qualidade de vida passa pelo meio ambiente e este é um assunto que tem que ser popularizado”, defendeu ela.  

(Colaborou Cezar Xavier)