José Bertotti, Secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e membro do PCdoB

O comunista José Bertotti, Secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, afirma que omissão do governo Bolsonaro agravou o desastre ambiental no Nordeste. Ele participou da 22ª edição do programa Semana Política, disponível no canal do PCdoB no Youtube.

Bertotti narrou os problemas que vem sendo enfrentados pelos gestores dos estados e municípios nordestinos, afetados por uma das maiores tragédias ambientais do país.

Diante da catástrofe – anunciada pela primeira mancha que atingiu o litoral, ainda em 30 de agosto – e da completa inação do governo federal, que seria responsável por colocar em ação um plano de contingência para mitigar os problemas causados pelo vazamento de petróleo, Bertotti explica que Pernambuco precisou tomar a dianteira da situação e cumprir com obrigações alheias.

“Pernambuco convidou todas as agências ambientais do Nordeste e no dia 1º de outubro fizemos uma reunião na vice-governadoria do estado”, explicou, observando que “causa estranheza” que até agora o governo federal ainda não saiba a origem do vazamento, se ele ainda está ativo e se vem mais óleo por aí. Estas são informações importantes para que se responsabilizem culpados, mas também para que os gestores possam preparar as ações e tentar impedir a chegada do óleo nas praias.

“Precisou que o MPF acionasse o governo federal para que em 22 de outubro ele mandasse três ministros. O ministro da Defesa [Fernando Azevedo e Silva] disse ao governador de Pernambuco [Paulo Câmara] que não conhecia ainda a extensão dos danos. O presidente em exercício, [general Hamilton] Mourão, destacou 5 mil homens para colaborarem na limpeza. Mas a demora prejudicou muito o processo de contenção”, afirmou o secretário, instando que a responsabilidade seja cobrada a quem direito: do governo federal.

“É necessário que se cobre e que se mude a situação: a incompetência, a incapacidade e o descaso não serão mais admitidos pela população brasileira”, concluiu.

Assista a íntegra do depoimento: