A liderança da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) à frente da bancada na Câmara em 2020 foi exaltada nesta terça-feira (15) pelos correligionários durante a aposição da foto da parlamentar na galeria de líderes da legenda.

De volta ao Parlamento nesta legislatura para exercer seu quarto mandato na Casa, esta foi a primeira vez que Perpétua liderou seus pares. Além do desafio natural da função, a deputada enfrentou ainda as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, que impuseram um novo ritmo de trabalho, articulação e luta para a garantia de direitos dos brasileiros.

“Foi um ano de muito aprendizado e trabalho árduo. Todos precisamos nos adaptar a este modelo de atuação, pois só os líderes podiam estar presentes no Congresso e nós tínhamos que lutar contra os desmontes e absurdos impostos por este governo que negou a gravidade da pandemia desde o início”, destacou a parlamentar, que lembrou que a homenagem acontece no mesmo dia em que seu estado completa 59 anos de emancipação política.

Sob liderança da parlamentar acreana, o PCdoB participou ativamente de importantes decisões, como a articulação do auxílio emergencial de R$ 600 para os brasileiros, a aprovação de leis para proteger grávidas e artistas durante a pandemia, além da proteção ao micro e pequenos empresários, a regulamentação do Fundeb, entre outros.

O atual líder da legenda, deputado Renildo Calheiros (PE), ressaltou a importância do papel da correligionária em 2020.

“Perpétua já está na história do PCdoB e sua liderança em 2020 mostrou sua capacidade de articulação e perseverança num ano tão atípico para o país e para o mundo. Isso mostra a alta capacidade dos deputados da nossa bancada e a importância da ocupação dos cargos políticos pelas mulheres”, apontou.

Para a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a legenda foi fundamental para garantir a diminuição dos impactos da pandemia para a população e na luta contra o desgoverno Bolsonaro.

“Nossa bancada é pequena, mas aguerrida. Nesse ano de pandemia, onde todos estiveram trabalhando remotamente, Perpétua esteve aqui, representando nossa bancada tanto na luta contra os desmontes impostos pelo governo de Jair Bolsonaro, garantindo recursos para áreas importantes para enfrentar a pandemia diante de um governo negacionista, como na mobilização, por exemplo, de um auxílio emergencial maior do que o governo federal estava disposto a dar à população. Esta luta, aliás, o PCdoB segue encabeçando, pois entendemos que R$ 600 é o mínimo para que a população consiga sobreviver enquanto aguarda a vacina contra a Covid-19”, pontuou.
Por Christiane Peres

(PL)