Bancada do PCdoB é a primeira 100% LGBT na Câmara de Porto Alegre
Nesta segunda-feira (31), o Movimento Coletivo, do PCdoB, assumiu cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, substituindo a vereadora Bruna Rodrigues, que está em licença médica. O representante da candidatura coletiva é o estudante de Ciências Sociais, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Rio Grande do Sul e ativista LGBT, Giovani Culau
Aos 27 anos, Giovani é o vereador mais jovem desta legislatura da Câmara Municipal de Porto Alegre. “Nossa caminhada até aqui foi árdua e construída com muitas mãos. Nessa tribuna não estará somente eu, mas cada porto-alegrense que acredita que uma cidade alegre, com esperança, diversidade e dignidade ao nosso povo”, declarou ao ser empossado.
Eleito pelo PCdoB, Giovani comporá, pela primeira vez, uma bancada 100% LGBT da Câmara Municipal de Porto Alegre, ao lado da vereadora Daiana Santos (foto), que é também ativista das causas LGBT.
Além de Giovani, assumem como co-vereadores Airton Silva, Fabíola Loguercio, Gabriela Silveira, Paolla Borges, Tássia Amorim e Vivian Ayres. Os co-vereadores do Movimento Coletivo seguirão na Câmara até a próxima sexta-feira (4).
Criado em dezembro de 2019, o Movimento Coletivo foi a primeira candidatura coletiva de Porto Alegre, que disputou as eleições municipais do ano passado e obteve 3.691 votos, garantindo a primeira suplência.
Assista vídeo da posse:
(PL)
Foto 2: Ederson Nunes/CMPA