Alice Portugal (PCdoB-BA), uma das parlamentares que exige ação por parte do governo federal

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) protestou no plenário da Câmara nesta terça-feira (22) contra a omissão do governo Bolsonaro no caso da contaminação por derramamento de óleo nas praias do Nordeste. A parlamentar classificou a postura do governo como “intolerável”.

Alice apoiou a iniciativa do deputado João Campos (PSB-PE) para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar o vazamento.

“Trata-se de uma tragédia ambiental que precisa ser investigada e resolvida. A omissão do governo federal é intolerável. O ministro do Meio Ambiente precisa vir à Câmara para explicar porque o governo demorou tanto para tomar uma mínima atitude. O prejuízo à fauna e flora é iminente e nós nordestinos exigimos uma solução urgente”, disse.

Confira o discurso da parlamentar:

Já nesta quarta-feira (23) ,a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da Minoria, reforçou o coro e chamou o governo à responsabilidade. Ao final de discurso sobre o desmonte das políticas públicas no Brasil, em que alerta para política que amplia desigualdade econômica e social, a deputada afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, precisa ser convocado a explicar, na Câmara, sua inapetência diante de mais uma tragédia ambiental.

“Não aceitamos o abandono deste governo nas políticas ambientais, seja na Amazônia ou, agora, essa inapetência em relação ao óleo nas praias do Nordeste, que inviabiliza a produção, o turismo, a vida das pessoas. Sem nenhuma resposta efetiva, sem plano de contingência, sem ação de órgãos ambientais, [o governo federal está] deixando na mão de voluntários, da ação localizada de governos e prefeituras, para salvar o meio ambiente, a preservação do seus rios, da atividade pesqueira, suas praias. Nossa solidariedade [aos nordestinos] e nossa exigência: o ministro do Meio Ambiente tem que ser convocado neste plenário”, discursou a comunista.

Assista a íntegra:

Nas redes

Outro representante comunista do povo nordestino, Márcio Jerry (PCdoB-MA), divulgou protesto realizado por ONGs na porta do Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (21). Nas redes sociais, o parlamentar também reclamou que nada tenha sido feito pelo governo para aplacar a mancha de óleo, mesmo depois de dois meses do início dos vazamentos.

“A indiferença diante da tragédia ambiental que assombra o Nordeste prova o descaso do Governo Bolsonaro com o meio ambiente”, escreveu o deputado.