Comunistas homenageiam Maria Thereza Goulart.

Foi o líder da bancada do PCdoB, deputado Daniel Almeida (BA), quem indicou Maria Thereza Goulart, viúva do ex-presidente João Goulart (Jango), a Medalha Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pela Câmara dos Deputados.

A homenagem foi entregue nesta quarta-feira (20), como reconhecimento pelo papel dela na história do Brasil e do trabalhismo, ao lado de Jango.

“É uma honra muito grande para o PCdoB partilhar deste momento de resgate da nossa história, de um símbolo que é Maria Thereza e o governo João Goulart. Símbolo da democracia, de políticas públicas que valorizam os trabalhadores, que fortalecem a área social e a superação das desigualdades, tão em falta hoje em nosso País”, afirmou Daniel Almeida.

“Depois de muitos anos, foi uma surpresa enorme para mim, mas eu recebi com muito carinho e muita honra”, disse Maria Thereza.

Líder da Minoria na Casa, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou a simbologia da homenagem no momento que vivemos hoje.

“Fizemos esta homenagem com muita certeza do que isso significa hoje, quando se tenta negar a história dos trabalhadores, quando se tenta excluir os trabalhadores e as trabalhadoras do País. Com esse prêmio, estamos dizendo que temos lado. Esse lado tem a ver com você e a história do presidente João Goulart no Brasil”, afirmou.

Para João Vicente Goulart, membro do Comitê Central do PCdoB e filho mais velho do casal e presidente do Instituto João Goulart, a homenagem resgata o projeto de nação distributiva que Jango queria, com oportunidades para todos e justiça social.

“Jango e Maria Thereza fazem parte da história brasileira, e muitas vezes foram escondidos esses fatos, essas realizações, o exílio, as lutas pela democracia e também pela redemocratização brasileira, que amargou 21 anos de ditadura”, observou.

(Deputado Daniel Almeira, Maria Thereza, João Vicente, deputada Jandira Feghali)

(Deputada Jandira Feghali, deputado Márcio Jerry (MA), Maria Thereza e deputado Daniel Almeida)

Depois da cerimônia, Daniel e Jandira conversaram com a homenageada. Assista a seguir: