Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (28), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) e os partidos de oposição (PT, PCdoB, PSB e PDT) avançaram no diálogo em torno do apoio ao nome do parlamentar à sucessão do presidente Rodrigo Maia na Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a participação de Maia.

Durante o evento, Baleia assumiu compromisso de respeitar os espaços da oposição na Câmara e de ser sensível às reivindicações de suas lideranças.

O objetivo é assegurar espaço dos partidos oposicionistas na formação da Mesa Diretora da Câmara dentro do princípio da proporcionalidade, o que é previsto no regimento interno daquela Casa legislativa e na própria Constituição Federal.

Segundo o deputado Alessandro Molon (RJ), líder do PSB, Baleia Rossi avançou na recepção de várias pautas da oposição, bem como aos espaços que devem ser indicados pelas bancadas oposicionistas.

“Foi uma reunião muito positiva. Ela nos deu a segurança de que os espaços constitucional e regimental da oposição serão respeitados por Baleia Rossi ao exercer com independência a presidência da Câmara dos Deputados”, acrescentou Molon.

Já a deputada Perpétua Almeida (AC), líder do PCdoB, reafirmou que “a reunião com Baleia Rossi serviu para fortalecer o acordo da oposição em torno de uma ação conjunto com o bloco parlamentar que impedirá que a Câmara seja anexada pelo Planalto”.

Baleia também voltou a destacar seu compromisso de continuar conversando com todos os partidos e parlamentares. Sobre a reunião com a oposição, reafirmou: “o que nos une é a defesa intransigente da democracia, por isso, estamos dialogando com todos, vamos dialogar com todos, especialmente com quem tem divergência”.

O encontro entre Baleia Rossi e os partidos de oposição restringiram-se aos temas que unificam a frente ampla de 11 partidos formada para derrotar o candidato bolsonarista, deputado Arthur Lira (PP-PB).

Em breve, os partidos que se reuniram com o emedebista deverão divulgar uma nota sobre o encontro, bem como os próximos passos que serão dados para consolidar a aliança.

As lideranças deverão se reunir com suas respectivas bancadas nos próximos dias para relatar o conteúdo da reunião e continuar avançando nas conversações.

Além de Maia e líderes e presidentes de partidos de esquerda, estavam presentes na reunião com Baleia Rossi o líder da Maioria, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE).

(PL)