O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM)

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o silêncio de Jair Bolsonaro sobre a acusação de ter ignorado suspeita de corrupção nas negociações para compra da vacina indiana Covaxin deixa “cada vez mais claro” o cometimento de crime de responsabilidade pelo presidente da República.

Há 16 dias, desde a denúncia dos irmãos Miranda à Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os indícios de corrupção no procedimento do Ministério da Saúde, o chefe do executivo não se manifesta sobre o caso.

Aziz observou que o presidente tem até o direito de não responder à CPI, mas que não pode fugir de prestar esclarecimentos à população.

“Um deputado (Luis Miranda, do DEM-DF) leva a ele uma denúncia falando de irregularidade na compra de vacina (e ele ignora)… Se isso não é grave, se isso não for prevaricar, temos que mudar a Constituição, as leis”, disse o presidente da CPI em entrevista nesta segunda-feira (12) à Rádio Eldorado.

O senador também cobrou um posicionamento do presidente a respeito do envolvimento do líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), no caso Covexin. De acordo com Luis Miranda, Bolsonaro teria citado o parlamentar paranaense ao tomar conhecimento das suspeitas de corrupção envolvendo a vacina indiana, dando a entender que as irregularidades apontadas no processo de negociação seriam um “rolo” do deputado.

“Ricardo Barros tem que pedir ao presidente para desmentir o Luis Miranda, não é para a CPI que ele tem que desmentir. Não acusamos Ricardo Barros de nada. Quem o acusou foi o presidente, segundo o Luis Miranda”, disse Aziz. “O que ele falar para a gente tem pouco ou quase nada de valor. Deputado, peça ao presidente uma nota de desagravo dizendo que o deputado Luis Miranda é um mentiroso.”

Omar Aziz avaliou que, para além do caso Covaxin, o que a CPI apurou até agora indicam a existência de “crimes contra a vida e crime sanitário”.

“Temos questões muito sérias já. Tratamento precoce, imunização de rebanho, propagação de remédios que não tinham efeito nenhum, determinação para que ministro da Saúde estude tirar a obrigatoriedade de máscaras…São coisas que estão claras para a gente. A tipificação do crime será feita no relatório. Tem muita coisa aí que não ficará sem resposta à sociedade

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) afirmou na semana passada que a CPI já reuniu elementos suficientes para pedir o impeachment de Bolsonaro por crime de responsabilidade.

Nesta segunda-feira, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se o presidente Bolsonaro prevaricou no caso da negociação da Covaxin. A investigação foi pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).