Legenda: Putin lembrou aos jovens a luta heroica e vitoriosa dos seus pais e avós contra o nazismo | Foto: Teller Report

Em discurso no Dia do Conhecimento (1° de setembro, dia de regresso às aulas na Rússia), o presidente Vladimir Putin ressaltou a importância de conhecer a história do país, o heroísmo de toda uma geração na defesa da pátria contra a invasão nazista, principalmente para a juventude e da importância de se preservar a paz.

O presidente russo ressaltou em Aula Aberta para alunos das escolas na Rússia a importância da participação dos jovens nos anos da Segunda Guerra (1941-1945), quando a União Soviética foi atacada pela Alemanha de Hitler e seus aliados. Ele também condenou as falsificações da história.

“Alguns acharam que, depois da Guerra Fria, saíram vitoriosos, se sentiram excepcionais, acham que é possível e necessário mudar a ordem que surgiu depois da Segunda Guerra […] e reescrever a história”, afirmou Putin.

“Se nós, como pensam alguns hoje, tivéssemos entregado nossas cidades e povoados sem luta, supostamente poupando a vida de nossos soldados, no fim das contas teríamos perdido essa guerra. Isso teria levado à destruição total de praticamente todos os povos da ex-União Soviética e da atual Federação da Rússia – é esse o preço e o valor da Vitória, alcançada por nossos antepassados”, afirmou.

O presidente acentuou que todos os que tentam reescrever a história, os fatos ocorridos durante a guerra, colaboram na atualidade com os inimigos do passado.

“Essas pessoas que durante a guerra colaboram com o inimigo – elas, como é sabido, são sempre e em todos os lugares chamadas de colaboracionistas. Mas aqueles que hoje concordam com os que reescrevem a história podem também perfeitamente ser chamados de colaboracionistas dos dias de hoje”, disse.

Neste ano, em memória aos 75 anos da Vitória na Grande Guerra pela Pátria, como é chamada a Segunda Guerra na Rússia, as escolas relembraram a vitória do povo soviético durante o conflito.

Depois da sua fala, Putin participou de um debate com estudantes de varias regiões do país.

*****