O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, com Augusto Viana

Augusto Viana da Rocha, ex-secretário de Saúde de Betim (MG), foi nomeado como Gestor de Projeto da Secretaria Nacional de Atenção Primária à Saúde (SAPS). A SAPS, que tem à frente o médico sanitarista Nésio Fernandes, está lotada no Ministério da Saúde. O nome de Augusto foi anunciado nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União.

Para Augusto, a tarefa de construir a Atenção Primária do Futuro exige um grande esforço coletivo: “Começa com escutar o povo, os trabalhadores, os gestores e todos que possam contribuir para um pensamento estratégico na saúde”, afirmou.

Essa experiência ele traz de seu trabalho na secretaria de Saúde em Betim (MG) (2017-2022), primeiro como secretário-adjunto e em seguida como titular da pasta. “À frente do SUS Betim enfrentamos de maneira exemplar a pandemia de Covid-19, em um esforço conjunto entre os servidores do SUS, a gestão governamental e a sociedade civil organizada”. Em sua gestão foram entregues 18 UBSs (Unidade Básica de Saúde), duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e o Centro Materno Infantil.

Filiado ao PCdoB desde 1988, Augusto iniciou sua militância no movimento estudantil secundarista e na UJS (União da Juventude Socialista), em Minas Gerais. Na época, trabalhou com Sérgio Miranda durante seu mandato como vereador em Belo Horizonte (MG) e com os deputados estaduais Geraldo Pimenta e Celinho do Sintrocel. Atualmente integra as comissões políticas do PCdoB Betim e do PCdoB Minas Gerais.

Augusto Viana da Rocha é graduado em direito pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Tem especialização em Direito Previdenciário e em Auditoria de Sistemas de Saúde. Atualmente é mestrando na Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

Como secretário adjunto de Saúde, presidiu o Conselho Municipal de Saúde de Betim (2018-2021) e foi membro do Conselho Municipal de Assistência Social do município (2020-2022).