Ato reúne pré-candidatos à presidência e ao governo de Pernambuco. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula esteve nesta quarta-feira (20) na cidade onde nasceu. Garanhuns, em Pernambuco, reuniu milhares de pessoas para receber seu filho mais ilustre. Ele esteve acompanhado de seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, do governador Paulo Câmara, do candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral e da vice-governadora, Luciana Santos, do PCdoB. 

O governador Paulo Câmara anunciou Luciana Santos como pré-candidata a vice-governadora na chapa de Danilo Cabral e Teresa Leitão como candidata a senadora, pela Frente Popular de Pernambuco. “Danilo vai ter a honra de ter uma companheira de chapa como eu tive. Eu tive o privilégio de, nos últimos quatro anos, governar esse estado junto com Luciana. E ela novamente vai ser vice-governadora para ajudar Danilo Cabral a governar Pernambuco.”

O pré-candidato a governador Danilo Cabral afirmou:  “Estamos aqui trazendo um time que nos orgulha. É uma alegria, Luciana, ver você incorporada a essa caminhada. A gente já tinha a convicção política daquilo que representa a nossa luta nesse momento”. 

Ele falou sobre a importância de ter uma chapa que fale para a política, para as pessoas, “que dê nitidez sobre qual pensamento representamos. Teresa foi incorporada a isso. E agora, com Lu, não tem como dar errado. Não tenho dúvida que vamos ganhar essa eleição. Aqui não tem ajuntamento de projetos pessoais de ressentidos. Aqui, tem projeto político, time que tem lado. Aprendi que na política a pessoa tem que ter lado. Esse time tem lado. A nossa vice conheci nos movimentos estudantis e ela sempre foi do PCdoB.  Essa candidata a senadora sempre foi do PT e eu, há 32 anos, sou do PSB. Aqui tem um compromisso histórico com a defesa da democracia”, afirmou.

Nosso lado é o da democracia


Luciana Santos advertiu que estamos vivendo o pior momento da história brasileira, o tempo da carestia. “O Brasil voltou à vergonhosa situação do mapa da fome. Temos no poder um tirano, um homem que difunde o ódio, a intolerância, que quer tocar o terror nessas eleições, que quer colocar o medo, mas vamos responder com frente ampla, com povo na rua, cultura de paz, porque sabemos o lado bom desse e pais: é o lado da democracia, dos direitos do povo, do interesse nacional”.

A pré-candidata a vice-governadora enalteceu seu estado. “Pernambuco de tradições libertárias não vai vacilar. Nós temos lado. É o lado desse palanque, da Frente Popular, desde os tempos de (Miguel) Arraes. Somos o palanque que fez o melhor momento da história de Pernambuco, quando Eduardo era governador e Lula foi presidente […] Continuaremos a escrever, com Lula, Danilo e Teresa, a história do reencontro do Brasil com Pernambuco”.

A vice-governadora chamou atenção para o pacote de bondades às vésperas da eleição. “Estão querendo enganar o povo, são lobos em pele de cordeiros. Estão fazendo um pacote [de bondades] a três meses da eleição, pensando que o povo é bobo. Mas o povo sabe que quem fez o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec foi Lula”.

Reconquistar o Brasil para o povo brasileiro

“Eu vim aqui hoje para dizer uma frase: eu tenho candidato a governador no estado de Pernambuco, que é Danilo Cabral”, afirmou Lula logo no início de seu discurso, emendando: “Eu tenho um compromisso com o PSB. E eu sou do tempo em que não precisava documento, era no fio do bigode. Eu quero cumprir o compromisso com o PSB e quero que o PSB cumpra o compromisso com o PT, porque, se a gente não fizer assim, a gente não cria base para construir uma coalizão capaz de ensinar à sociedade a conviver democraticamente na adversidade. Nós não precisamos professar a mesma religião, torcer para o mesmo time, o que precisamos aprender é a gostar de gente, respeitar a diversidade.”

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente lembrou as conquistas de seus governos anteriores e afirmou que é possível voltar a ter direito à casa própria, por exemplo, assim como comida na mesa e trabalho. Ao defender direitos para os mais pobres, Lula disse que é contra a pobreza e quer que todos vivam melhor. “Eu tenho uma causa, essa causa me faz viver, e nada me fará arredar o pé de, junto de vocês, reconquistar o Brasil para o povo brasileiro”, afirmou.

“Nós vamos voltar com o Minha Casa Minha Vida, e cada um vai poder pintar sua casinha da cor que quiser. Porque esse país não é um país de uma cor só”, disse, arrancando aplausos do público.

E completou: “Eu tenho orgulho de ter sido o presidente que mais trouxe universidades e escolas técnicas para o Nordeste. Porque eu estava cansado de ver no jornal que aqui era o lugar que tinha menos doutores, menos pesquisa”.

Lula indicou o motivo de Bolsonaro estar criando confusão. “Ele (Bolsonaro) já sabe que vai perder as eleições e está inventando mentiras contra as urnas. Ele está querendo criar caso. Mas no fundo, no fundo o que ele não quer é que o povo trabalhador deste país vote”.

E criticou a tentativa de comprar o voto do povo a poucos meses da eleição: “[Bolsonaro] resolveu criar um programa de três meses, até dezembro. Resolveu dar dinheiro para taxista, motorista, aumentar para 600 reais. Não fique se fazendo de bobo. Se o dinheiro cair na conta de vocês, gastem, depois deem uma banana para ele. Só quero que pensem que esse país vai ser construído a partir de vocês. Não aceitem fake news, mentiras.”

De volta às origens

Mais cedo, Lula visitou uma réplica da casa simples em que viveu com Dona Lindu, em Caetés, até os sete anos de idade. Em 1952, ele partiu com a mãe e seus irmãos para São Paulo. Nesta quarta-feira, ele conversou com familiares que ainda moram na região.

No ato em Garanhuns, ele recebeu de presente uma réplica da casa que viveu com Dona Lindu, uma rede da cidade de Tacaratu, uma carta com sugestões para o plano de governo dos povos indígenas e a bandeira de Pernambuco, que recebeu das mãos do candidato a governador Danilo Cabral e vestiu o gibão de couro do cantor Josildo Sá.

 

Da redação

 

(PL)