"Justiça para Rayshard Brooks", exigem manifestantes na capital da Geórgia

A família de Rayshard Brooks, o cidadão negro que foi morto pelas costas pela polícia de Atlanta, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, após dormir em seu veículo no drive-thru de um restaurante, exigiu na segunda-feira (15) uma “mudança drástica” no comportamento da polícia e “justiça”.

“Quando isso vai parar? Não estamos apenas pedindo justiça, estamos pedindo mudança drástica”, exigiu. “Não estou pedindo apenas que Atlanta esteja conosco, estou pedindo que a nação inteira esteja conosco”, declarou a sobrinha. Brooks, de 27 anos, foi morto na sexta-feira à noite.

A viúva Tomika Miller, ao lado das três filhas, agradeceu o apoio recebido e pediu aos manifestantes que protestem de forma pacífica.

Na segunda-feira, milhares de pessoas marcharam até a assembleia estadual para repudiar o racismo e a impunidade, por convocação da principal entidade antirracista dos EUA, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), e com a presença de líderes religiosos, artistas, parlamentares e nomes do esporte.

Os protestos começaram no sábado, com manifestantes cantando “Rayshard Brooks”, “Vidas de Negros Importam” e “Mãos ao Alto, Não Atire”.

O restaurante de fast food da rede Wendy’s, local do crime, e alguns carros do estacionamento acabaram incendiados.

O assassinato ocorreu no dia do aniversário de oito anos de uma de suas três filhas e apenas duas semanas e meia após o linchamento de George Floyd e o levante nacional contra o racismo e a impunidade.

Os policiais brancos Garret Rolfe e Devin Bronsan haviam ido até o Wendy’s após reclamação de que um homem que dormia em seu carro estava atrapalhando o público, que tinha que contornar o veículo, para chegar até o atendimento.

Conforme vídeos registrados por três câmeras diferentes, Brooks, ao ser acordado, agiu tranquilamente, mas após o policial aplicar um teste de embriaguez e resolver prendê-lo, se recusou, acabou se atracando com os dois agentes, arrancando de um deles a arma de choque (teaser) e saindo correndo.

Foi baleado pelas costas, com três tiros, e acabou declarado morto no hospital.

A morte de Brooks coincidiu com o oitavo aniversário de sua filha, com quem marcara ir andar de skate no sábado, para comemorar a data.

A viúva Tomika Miller, ao lado das três filhas, agradeceu o apoio recebido e pediu os manifestantes que estão nas ruas contra a violência racista a protestarem de forma pacífica.

“SILÊNCIO ENSURDECEDOR”

“Esta não é a primeira vez que um homem negro é morto por dormir”, denunciou o reverendo James Woodall, presidente estadual da NAACP, no sábado.

Brooks “nada fez” que o fizesse “merecedor de morte”, acrescentou o reverendo, indignado com o “silêncio ensurdecedor” sobre a morte de parte das autoridades eleitas até ali.

Apenas horas mais tarde, a prefeita democrata Keisha Lance Bottons anunciou a renúncia da chefe de polícia Erika Shields e a demissão do assassino Rolfe. O policial Bronsan foi afastado administrativamente. A promotoria iniciou uma investigação.

“Eu não acredito que isso foi um uso justificado de força mortal”, declarou a prefeita.

O advogado da família de Brooks, Chris Stewart, enfatizou em uma coletiva de imprensa no sábado à noite que os policiais envolvidos tinham outras opções e não precisavam matar Brooks.

“Tive casos em que oficiais usaram tasers… e eles discutem conosco que os tasers não são mortais”, disse Stewart. “Você não pode dizer que ele fugiu com uma arma que poderia matar alguém quando você diz que não é mortal.”

O advogado também classificou de “imprudente” a decisão dos agentes de abrirem fogo contra Brooks em um estacionamento cheio de pessoas e ressaltou que algumas balas perdidas atingiram um veículo com uma família dentro dele, e que apenas por sorte ninguém foi ferido.

Steward lembrou ainda que a morte de Brooks coincidiu com o oitavo aniversário de sua filha, que o esperava no sábado para comemorar.

Uma prima de Brooks disse que a única maneira de conseguir justiça será com condenações por assassinato, mas ressaltou: “A verdadeira justiça nunca prevalecerá porque nunca poderemos trazer Rayshard Brooks de volta à vida”.

A reverenda Bernice King reagiu pelo Twitter perguntando “Por que mesmo a polícia foi chamada?” “Sua morte reflete quão baixo ou valor algum foi posto sobre sua vida. A vida de Rayshard não deveria nem mesmo ter sido posta em perigo por uma chamada para a polícia porque ele estava dormindo no carro dele no drive thru”. “Segurança pública deveria significar que o público está seguro. Todos nós. #BlackLivesMatter #AtlantaShooting #Rayshard Brooks”.

HOMENAGEM

Uma empresa de Toledo, onde mora o pai de Brooks, a Ark Restoration, postou no instagram uma foto dele trabalhando lá e uma mensagem de despedida:

“Nunca experimentei esse tipo de dor no coração. Mal consigo ver as letras para digitar através das lágrimas.

Posso dizer quem era Rayshard “Ray” Brooks? Ele era gentil.

– Ele era leal.

– Seu sorriso enchia todo o seu rosto.

– A risada dele era contagiosa.

– Nossos clientes o amavam e perguntavam sobre ele muitas vezes.

– Ele era um dos empregados mais esforçados que já tivemos. Não havia nada que lhe pedissem para fazer que ele não fizesse.

– Ele aprendia rápido.

– Ele era o primeiro a chegar ao trabalho todos os dias e o último a sair, e ele andava de bicicleta.

– Ele queria ser o melhor que podia para sua família.

– Ele estava em Toledo para cuidar do pai.

– Ele era engraçado.

– Ele era dedicado.

– Ele estava sempre de bom humor.

– Ele estava orgulhoso do trabalho que estávamos fazendo na cidade.

– Ele tinha orgulho de estar na equipe da ARK.

– Nós o amávamos e eu sei que ele sabia disso.

– Nós sempre o ajudamos quando ele precisava de nós.

Sinto muito, Ray, que não pudemos ajudá-lo ontem à noite. Sinto muito por não termos conseguido protegê-lo desse terrível destino.

Sinto muito por termos perdido sua ligação no outro dia.

– Sinto muito por não podermos fazer mais.

– Sinto muito por não conseguirmos construir mais coisas incríveis juntos.

– Sinto muito por termos tido pouco tempo com você.

– O mundo era melhor com você nele.

A equipe da ARK, Kevin, ou eu nunca mais seremos os mesmos sem você! Sinto muito, Ray!