Astronautas Zhai Zhigang, Wang Yaping e Ye Guangfu, a partir da esquerda

Três astronautas chineses desembarcaram no norte da China no sábado (16) após 183 dias no espaço, disse a emissora estatal CCTV, concluindo a missão espacial tripulada mais longa do país até hoje.

Zhai Zhigang, Ye Guangfu e Wang Yaping pousaram com segurança em uma pequena cápsula pouco antes das 10h, horário de Pequim (02:00 GMT), depois de passar seis meses no módulo central de Tianhe da estação espacial chinesa Tiangong.

Imagens ao vivo da CCTV mostraram a cápsula pousando em uma nuvem de poeira, com a equipe de terra que se manteve afastada do local de pouso correndo em helicópteros para alcançá-lo.

Houve aplausos quando os astronautas se revezaram para relatar que estavam “se sentindo bem”. O Shenzhou-13 foi a segunda de quatro missões tripuladas para montar o Tiangong [“Palácio Celestial”].

Vetada pelos EUA de participar da Estação Espacial Internacional (ISS), a China superou todos os bloqueios e por conta própria desenvolveu tecnologias para construir a Tiangong, a única estação espacial além da ISS – a qual, aliás, está no final de sua vida útil.

A China também realizou as façanhas de enviar uma sonda à Lua e de pousar – de primeira – um rover em Marte. China e Rússia anunciaram o plano de estabelecer uma base na Lua.

Wang se tornou a primeira mulher chinesa a andar no espaço em novembro passado, quando ela e seu colega Zhai instalaram equipamentos da estação espacial durante um período de seis horas. O comandante da missão, Zhai, é um ex-piloto de caça que realizou a primeira caminhada espacial da China em 2008, enquanto Ye é um piloto do Exército de Libertação Popular.

O trio completou duas caminhadas espaciais, realizou vários experimentos científicos, montou equipamentos e testou tecnologias para construção futura durante seu tempo em órbita.