A astronauta Wang Yaping caminhou por 6,5 horas no espaço ao lado da estação espacial Tianhe

A astronauta Wang Yaping, saindo da cabine do módulo central da estação espacial Tianhe para realizar as primeiras atividades extraveiculares da tripulação da missão Shenzhou-13, na noite de domingo (7), tornou-se oficialmente a primeira mulher chinesa a executar uma missão de caminhada no espaço.

Os membros da Shenzhou-13, Wang Yaping e o comandante da missão e primeiro caminhante espacial do país, Zhai Zhigang, andaram no espaço durante cerca de 6,5 horas e concluíram todas as tarefas planejadas. Ye Guangfu, o terceiro membro da tripulação, desempenhou um importante papel de apoio no processo.

Os três entraram na combinação da estação espacial do país em 16 de outubro e estão trabalhando e vivendo em órbita desde que foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial.

Vestindo trajes espaciais de nova geração do país especialmente projetados para as atividades extraveiculares, os dois saíram da cabine do módulo central e Wang, acenando para a Terra, disse que se sentia bem, de acordo com um vídeo do Centro de Controle de Voo Aeroespacial de Pequim que se tornou viral na mídia social chinesa na noite de domingo.

Por volta de 1h16 de segunda-feira, os membros da Shenzhou-13 já haviam retornado em segurança ao módulo central da estação espacial Tianhe.

O feito de Wang ampliou o trabalho de astronautas femininas globais que fizeram caminhadas espaciais. Antes dela, um total de 15 mulheres haviam participado de 42 caminhadas espaciais desde 1984, quando a cosmonauta russa Svetlana Savitskaya se tornou a primeira mulher a andar no espaço.

A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) também destacou que a caminhada no espaço de domingo é a primeira na história da China a ser realizada em conjunto por um homem e uma mulher.

A Agência divulgou ainda que a caminhada no espaço, a primeira da missão Shenzhou-13 e a terceira de seu tipo durante o período de construção da estação espacial do país, verificou o desempenho do traje espacial desenvolvido pela China, a capacidade dos astronautas de trabalhar com o braço robótico e a confiabilidade e segurança do equipamento de suporte.

Ye Guangfu, o terceiro e mais jovem membro da tripulação da missão Shenzhou-13, ficou dentro do módulo central em órbita da Tianhe para desenvolver todos os movimentos e ações que apoiavam os outros dois enquanto eles conduziam sua caminhada espacial.

De acordo com a CMSA, a tripulação da Shenzhou-13 fará mais uma ou duas caminhadas espaciais.

O especialista espacial baseado em Pequim e pesquisador aposentado da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, Pang Zhihao, afirmou ao site Global Times que as mulheres cosmonautas têm vantagens em comparação com os homens durante estadias espaciais de longa duração. Elas se mostraram mais estáveis com estados mentais adaptáveis que podem suportar melhor estadias de longo prazo em órbita, disse. E acrescentou que suas fortes habilidades de comunicação e energia também ajudam a tripulação a manter o moral elevado durante a estada.

Há pouca diferença entre homens e mulheres em termos de requisitos para a realização de uma caminhada no espaço, e a única coisa que precisa de alguns ajustes seria o traje espacial, que deve ser adaptado ao corpo feminino para permitir que realizem seu trabalho com mais precisão, avaliaram especialistas espaciais.