Jacobo Árbenz e sua esposa, a intelectual feminista, Maria Cristina Vilanova. Árbenz foi o primeiro presidente latino-americano a ser deposto por um golpe patrocinado pelos Estados Unidos

O século 20 viu uma onda de movimentos anticoloniais, anti-imperialistas e de libertação nacional transformar o mundo, muitas vezes com a ajuda de comunistas soviéticos, do Leste Europeu e cubanos. Com a mesma frequência, essas revoltas contra o velho mundo – o mundo racista e sexista de subjugação e opressão de povos inteiros – foram reprimidas com violência.

Por Tony Pecinovsky*

Nas primeiras duas décadas do século 21, a história é praticamente a mesma. Cuba continua sendo um bicho-papão favorito a ser atacado por meio de sanções econômicas e embargo. Governos de esquerda na Venezuela, Bolívia, Brasil e em toda a América do Sul que ousaram afirmar sua independência enfrentaram sanções, intervenção e oposição de extrema direita apoiada pela CIA; tramas nefastas transbordam para as ruas cheias de sangue.

Infelizmente, historicamente, inevitavelmente, a oposição de direita toma a forma de balas – balas que atiradas desde Washington!

Apesar dessa história de violência, no entanto, no cerne do novo livro do historiador marxista indiano, Vijay Prashad, “Washington Bullets: A History of the CIA, Coups, and Assassinations” (“As balas de Washington: uma história da CIA, golpes e assassinatos”) há esperança. Como ele observa: “É um livro sobre as sombras; mas se baseia na literatura da luz ”.

Claro, as balas de Washington foram disparadas por pessoas que estavam fazendo o jogo de uma potência estrangeira, não apenas por soldados dos EUA . Como Prashad escreve: “Muitas dessas balas são disparadas por pessoas que têm seus próprios interesses paroquiais, suas rivalidades mesquinhas e seus ganhos mesquinhos. Mas, na maioria das vezes, essas foram as balas de Washington.”

De acordo com Prashad, essas balas foram “engavetadas pelos burocratas da ordem mundial que queriam conter a onda que varreu a Revolução de Outubro de 1917 e as muitas ondas que açoitaram o mundo para formar o movimento anticolonial”.

Após a Segunda Guerra Mundial e o surgimento de armas nucleares entre os EUA, a União Soviética e a China, argumenta Prashad, o conflito Leste-Oeste da Guerra Fria se transformou em um “conflito muito mais mortal Norte-Sul ou Oeste-Sul”.

Como ele disse, “O campo de batalha passou dos Urais e do Cáucaso para a América Central e do Sul, para a África e para a Ásia – em outras palavras, o Sul… As balas de Washington que apontavam para a URSS permaneceram sem uso, mas foram disparadas no coração do sul. Foi nos campos de batalha do Sul que Washington pressionou contra a influência soviética e contra os projetos de libertação nacional, contra a esperança e o lucro”.

Eloquentemente, e com perspicácia, no coração partido de promessas quebradas, Prashad, acrescenta: “Liberdade não era para ser a palavra de ordem das novas nações que romperam com o colonialismo formal; liberdade é o nome de uma estátua no porto de Nova York.”

De interesse para este leitor é a vontade de Prashad de destacar o papel da União Soviética nas Nações Unidas; um papel frequentemente ignorado. “Funcionou como um guarda-chuva”, um “escudo” para movimentos e governos anticoloniais; a URSS “boicotou o Conselho de Segurança” em protesto contra a recusa da ONU em colocar o delegado da República Popular da China; os “primeiros 56 vetos no Conselho de Segurança da ONU foram feitos pela URSS…” etc.

“A importância do escudo”, Prashad continua, “vem principalmente da questão da libertação nacional anticolonial. Foi a URSS que usou seu poder de veto para defender o processo de libertação nacional, desde as lutas dos palestinos às lutas na Rodésia do Sul, da luta pela liberdade da África do Sul à guerra de libertação no Vietnã”.

Apesar da resistência local e internacional, “na Guatemala ou na Indonésia, ou … no Vietnã do Sul, o governo dos EUA e seus aliados incitaram os oligarcas locais e seus amigos nas forças armadas para dizimar completamente a esquerda”, levando a dezenas de milhões – senão centenas de milhões – de mortes.

Felizmente, o Balas de Washington, de Prashad, não remete apenas ao passado distante. Ele trata brevemente da invasão do Iraque e do Afeganistão, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e, mais recentemente, da tentativa de derrubada dos governos da Venezuela, Bolívia e Brasil. Ele discute “guerra híbrida”, o uso de ONGs, sanções e, sim, o uso contínuo de balas de Washington.

As balas de Washington é um livro curto e conciso repleto de informações. Apesar do século de derramamento de sangue que retrata, As balas de Washington oferece esperança. Uma e outra vez, a resistência documentada por Prashad não pode deixar de inspirar. As balas de Washington podem matar, mutilar ou desfigurar movimentos individuais, mas não matou – e não pode – matar as ideias que inspiraram milhões e milhões. Essa é a alegria de ler um livro como As balas de Washington Vijay Prashad inspirou!

“Washington Bullets: A History of the CIA, Coups, and Assassinations”, de Por Vijay Prashad, Monthly Review Press, 2020.

Tony Pecinovsky* é o presidente da St. Louis Workers ‘Education Society.