Foto: Divulgação

Os trabalhadores dos frigoríficos estão preparando uma campanha nacional pela segurança dos funcionários dentro das unidades.

Desde o início da pandemia do coronavírus, uma série de denúncias vem relatando o descumprimento de medidas de segurança para os trabalhadores. No início de agosto, a Justiça do Trabalho chegou a interditar da unidade da JBS em Garibaldi (RS), em decorrência de irregularidades ligadas a normativas de prevenção contra a Covid-19.

De acordo com Artur Bueno, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (CNTA-Afins), “estaremos junto com sindicatos e federações da categoria em uma campanha para exigir a testagem dos trabalhadores e exigir o cumprimento do distanciamento definidos pelos órgãos de Saúde”.

Segundo Artur, o objetivo é garantir que empresas e governo assumam uma ação junto às entidades representativas da categoria e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que se defina um protocolo possibilitando a manutenção da produção com segurança aos funcionários.

“O que não vamos permitir é que a coisas continuem como estão. Estamos com uma produção acelerada, igual ou até maior do que em uma situação normal, e para garantir essa segurança é necessário que se reduza o número de trabalhadores por turno. Isso é o que defendemos”, declarou Artur Bueno.

“Nosso objetivo é sensibilizar os donos de frigoríficos e o governo e abrir um espaço onde possamos discutir e criar esse protocolo. Isso para que os trabalhadores estejam em segurança, assim como seja garantida a segurança da sociedade em que estão inseridos”, destacou Artur.