Retorna de Moscou o voo com o 2º lote de doses da Sputnik V

O avião da estatal Aerolíneas Argentinas que trouxe da Federação Russa a segunda remessa de 300 mil doses da vacina Sputnik V contra a Covid-19 chegou a Buenos Aires neste sábado (16). Imediatamente começou a operação de distribuição das doses às 23 províncias [Estados] do país e à capital federal.

Com este lote de medicamentos, será dado prosseguimento à imunização do pessoal que trabalha na área da saúde de todo o país. A primeira quantidade da vacina, que chegou no dia 24 de dezembro, também foi direcionada aos profissionais deste setor, que já teve 200.759 pessoas imunizadas até a sexta-feira (15), principalmente funcionários de entre 18 e 59 anos de idade, segundo informações do governo.

“Entre segunda e terça-feira terminaremos de aplicar a primeira dose em profissionais de saúde prioritários. Então começaremos com a segunda. E até o dia 22 ou 23 de janeiro já esperamos ter entre 24 e 28 postos extra-hospitalares prontos para aplicar as novas vacinas que recebamos ”, declarou ao jornal Tiempo Gabriel Battistella, subsecretário de Atenção Básica, Ambulatorial e Comunitária do Ministério da Saúde de Buenos Aires.

O país deve receber ao longo deste mês de janeiro mais cinco milhões de doses. Para fevereiro, são esperados mais 14,7 milhões, de acordo com o contrato assinado pelo governo de Alberto Fernández com o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).

Em um comunicado do Ministério da Saúde da Argentina, a Administração Nacional de Medicamento, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT, na sigla em espanhol) do país ressaltou que a Sputnik V “não apresentou eventos adversos graves nem faltou a eficácia nos diferentes grupos etários para os quais está indicada atualmente”.

Enquanto o governo inicia a distribuição da segunda dose do Sputnik V, a Área Metropolitana de Buenos Aires, AMBA, que envolve 40 municípios, se prepara para ampliar a capacidade de aplicação. Na cidade de Buenos Aires serão instalados 28 postos extra-hospitalares com os quais esperam vacinar 15.700 pessoas por dia. Na Província de Buenos Aires, as autoridades planejam adicionar 360 escolas aos 168 hospitais que já estão vacinando, para aplicar até 150 mil doses por dia.

Os casos de Covid-19 confirmados na Argentina chegaram, no domingo (17), a 1.791.979 e, além disso, já houve 45.295 óbitos causados pela doença, segundo informações da Universidade Johns Hopkins.