Um dos voos da Aerolíneas Argentinas traz vacinas Sputnik V

A Argentina já recebeu 46 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 e, com as remessas se acelerando, o Ministério da Saúde prevê atingir 55 milhões até o dia 31 de agosto. O país tem uma população de 45,4 milhões.

A ministra da Saúde, Carla Vizzotti, segundo informa o jornal Página 12, prevê que estejam imunizados (com duas doses) um total de 60% dos argentinos com mais de 50 anos até o final do mês, conforme a programação nacional.

Entre os avanços mais importantes, o laboratório Richmond, que processa a Sputnik V na Argentina (a cada processamento uma amostra é enviada a Moscou para análise e validação no Instituto Gamaleya, onde foi criado o imunizante, já liberou um milhão da segunda dose (a Sputnik V é a vacina que funciona com diferenças entre a primeira e a segunda dose tonando- a mais eficaz na produção de antígenos). Segundo o Ministério já estão prontas, com a liberação prevista para os próximos dias, mais 2.727.000 doses.

Além disso, parte neste domingo, às 21:00 mais um avião da estatal Aerolíneas Argentinas rumo a Moscou de onde deve voltar com mais 500.000 doses da Sputinik V (2).

Ao anunciar mais este voo da Aerolíneas, seu presidente, Pablo Ceriani, informa que já foram transportadas – somente pela empresa de aviação argentina – 28.988.575 doses, em 42 operações.

A chegada de vacinas está se acelerando. Da China chegaram mais 2.300.000 doses da vacina produzida pelo laboratório Sinopharm. O compromisso chinês é desembarcar mais 5.700.000 doses deste imunizante, em voos sucessivos até o dia 29 de agosto.

Também estarão aportando vacinas do laboratório AstraZeneca processados no laboratório Liomont, no México.

A vacinação entre jovens e adolescentes também está se incrementando e o Ministério da Saúde informa que, em Buenos Aires, já estão sendo enviadas equipes de casa em casa nos bairros onde se verifica maior resistência à vacinação para aplicação do imunizante. “É uma tarefa quase evangelizadora, é preciso convencer muito, mas as pessoas vão aceitando”, afirma um dos integrantes da equipe, segundo o Página 12.