Presidente da Bolívia enfatiza importância do desenvolvimento com autonomia nacional

O presidente da Bolívia, Luis Arce, inaugurou o Instituto Tecnológico Agropecuário “San Andrés” no Departamento de Tarija, na segunda-feira (1), ressaltando a importância de fortalecer a ciência e a pesquisa como base do desenvolvimento e a produção nacional.

“Estamos muito felizes por estar aqui. Parabenizo a todos que trabalharam na construção e desenho dessa linda infraestrutura que estamos inaugurando hoje”, disse.

Explicou que os institutos tecnológicos fazem parte do modelo socioeconômico comunitário produtivo lançado no país em 2006, mas que foi truncado em novembro de 2019 pelo regime de Jeanine Áñez, e que agora está sendo retomado por seu governo.

Além disso, indicou que esses institutos permitirão sair do subdesenvolvimento, entrar em uma fase de crescimento, reativar o aparato produtivo, melhorar a produção com a ajuda da tecnologia e, sobretudo, substituir as importações.

Exortou os bolivianos a aprenderem a consumir produtos nacionais e territoriais, a substituir as importações. Considerou importante a área educacional estar ligada à econômica para que as crianças possam desenvolver uma mentalidade produtiva e permitir que o país tenha um avanço real.

O presidente assinalou que para substituir as importações, particularmente na agricultura, é preciso usar tecnologia, aumentar os volumes de produção, irrigar, melhorar a semente, entre outros fatores, para “competir com os produtos importados”.

“Portanto, que os produtos importados venham depende de nós mesmos, também depende de nós que substituamos essa importação pelo consumo do produto nacional, que é o que estamos promovendo em nosso governo”, disse.

Apontou, ainda, que uma questão chave que afetará a reativação da economia é o aumento do investimento público. Após um ano (2020) em que a execução de investimentos foi de aproximadamente 50% do valor executado em 2019, foi aprovado um orçamento com mais de 7,2 bilhões de dólares adicionais, recuperando os níveis de investimento social destinados a reduzir a pobreza e expandir o investimento produtivo.

Após a cerimônia de abertura, Arce percorreu as instalações do centro acompanhado pelo presidente do Senado, Freddy Mamani; o Ministro da Educação, Adrián Quelca; entre outras autoridades.