Com investimento de US$ 100 milhões, unidade está localizada em Potosí e é a maior da América Latina

O presidente Luis Arce inaugurou nesta quinta-feira (2) o Centro Boliviano de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (C&T) de Materiais e Recursos Evaporitos – o maior da América Latina – localizado em La Palca, no município de Yocalla, em Potosí.

Com investimento inicial de US$ 14,3 milhões, a infraestrutura está construída em uma área de mais de 4.000 metros quadrados e possui 38 laboratórios especializados, bunkers de escalada e equipamentos de alta tecnologia que servirão para pesquisa, desenvolvimento e inovação de materiais catódicos, eletrólitos e elementos químicos para a industrialização do lítio e seus derivados.

A Bolívia possui uma reserva de 21 milhões de toneladas lítio, a maior parte no salar de Uyuni, em Potosí, e em menor proporção nas jazidas de Pastos Grandes, também potosinas, e Coipasa, compartilhada entre o departamento boliviano de Oruro e o Chile.

“A primeira coisa que vamos fazer é desenvolver a ciência e a tecnologia boliviana para a exploração e industrialização do nosso lítio, o que beneficiará os próprios bolivianos”, afirmou o presidente, frisando que o lítio é um recurso natural riquíssimo, cujas maiores reservas do mundo se encontram nas regiões de Potosí e Oruro.

Arce recordou que, por interesses estrangeiros, nunca permitiram que os bolivianos desenvolvessem C&T próprias para explorar os seus recursos naturais, mas que a partir de 2009, com a Constituição Política do Estado, isso agora é possível, da mesma forma que os sucessivos avanços na área de hidrocarbonetos.

Para fazer avançar o processo, o presidente convocou as universidades públicas e privadas de todo o país a trabalharem em conjunto com os técnicos do centro para industrializar o lítio, “uma reserva de todos os bolivianos”.

O ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina, destacou que já em seu início o centro buscará incrementar a capacidade de produção das placas piloto para baterias de lítio (recarregáveis, muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis), cátodos, hidróxido, cloreto de potássio e outros materiais já produzidos no país.

Molina recordou que foram selecionadas nove empresas na convocatória para a tecnologia de Extração Direta de Lítio (EDL), que se encontram na etapa piloto a fim de obter informações sobre as características dos salares e otimizar a industrialização.

Conforme o presidente, o critério principal serão as vantagens que proporcionarão ao projeto estatal.